Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Câmara Municipal de São Luís terá código de ética e decoro parlamentar, após quase 400 anos

17 de setembro de 2013 : 07:42

Considerada uma das Casas parlamentares mais antigas do país, a Câmara Municipal está prestes a cravar um marco em sua história, após quase 400 anos depois de criada, os vereadores de São Luís finalmente vão ter um código de ética e também será instituído o decoro parlamentar.

Vereadores vão ter código que tentará moralizar a Casa

As duas propostas fazem parte do anteprojeto que será apresentado pelo vereador Pavão Filho (PDT), que formou uma comissão especial para discutir o assunto. O pedetista teve a iniciativa, ao perceber que a Câmara tinha que passar por mudanças regimentais, após ter sido aumentado o número de vereadores de 21 para 31, portanto as novas regras da Casa não vão se limitar a criação do código de ética e decoro parlamentar, mas também o horário das sessões que agora será iniciado às 9h, a possibilidade de formação de blocos e outras mudanças.

Porém a principal dessas mudanças está relacionado a conduta dos vereadores, que agora vão poder por processos internos, caso faltem com o decoro parlamentar. Parlamentares com Chaguinhas (PRP), Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PCdoB) devem ter maior atenção quando forem usar suas palavras nos discursos, principalmente naqueles mais inflamados.

Chega a causar perplexidade o tempo que a Câmara Municipal de São Luís ficou sem um código de ética, por quase 400 anos os vereadores que passaram por aquela Casa não tiveram nenhuma preocupação em criar e somente Pavão Filho, depois de retornar, após um bom tempo afastado do parlamento municipal que tomou a iniciativa.

É difícil acreditar que algo mude com um código de ética instalado, mas pelo menos cobranças vão poder ser feitas.

Em tempo a Câmara Municipal de São Luís foi criada em 1619 e tinha como sede o atual Palácio La Ravardiere.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>