Dez nomes de destaque na política maranhense em 2010

O ano de 2010 trouxe inúmeras mudanças no cenário político, alguns nomes ganharam destaque, outros acabaram saindo de cena, analisando toda esse processo, foram escolhidos dez nomes da política maranhense que foram destaque no ano que passou, confira:

ROSEANA SARNEY – PMDB
Após voltar ao governo do Maranhão em meados de 2008, depois da cassação do pedetista Jackson Lago, Roseana teve um ano e meio para mostrar que deveria continuar no cargo, e em 2010 a filha de Sarney, conseguiu uma brilhante vitória nas urnas, apesar de várias acusações e dois grandes adversários na disputa, Roseana Sarney conseguiu a vitória no primeiro turno e partirá para seu quarto mandato no estado em 2011, o qual ela promete ser seu último mandato, visto que pretende abandonar a vida pública em 2014.

EDSON LOBÃO – PMDB
Ministro das Minas e Energia no governo no Lula, durante os anos de 2009 e 2010. Lobão mostrou que também continua forte com o eleitorado maranhense, foi eleito senador do estado em primeiro lugar, com mais de um milhão e meio de votos. O senador conseguiu o terceiro mandato e de quebra colocará o filho no seu lugar, visto que o mesmo voltará ao Ministério das Minas e Energias no governo Dilma. Além da garantia do senado até 2018, mesmo que deixe o Ministério, Lobão é cotado como um dos principais nomes para disputar o governo do Maranhão em 2014.

DOMINGOS DUTRA – PT
Considerado o mais radical dos petistas maranhenses, Dutra bateu de frente com a maior força na política maranhense, os Sarneys. Fez greve de fome no Congresso Nacional junto com o líder camponês Manoel da Conceição, o ato ganhou grande comoção nacional, havendo pedidos para que ambos desistissem do protesto, mas o jejum só acabou após os dois terem passado mal. Durante a eleição de 2010, Domingos Dutra sofreu todas as retaliações possíveis para que não se elegesse Deputado novamente. Foi montada uma chapa para que não desse chances ao petista, mas contra tudo e todos o Deputado conseguiu a reeleição e vai para o segundo mandato no Congresso Nacional e sendo o maior representante maranhense contra a Oligarquia Sarney.

FLÁVIO DINO – PC do B
Apesar de duas derrotas consecutivas em eleições majoritárias, Flávio Dino está credenciado como o grande nome que pode derrotar candidatos do grupo de Sarney nas próximas eleições, visto que o ex-governador Jackson Lago já não tem mais condições físicas devido seu estado de saúde.
Flávio Dino também ganhou destaque ao ser escolhido pela quarta vez consecutiva, um dos dez melhores Deputados do Congresso Nacional, pelo site Congresso em Foco, foi o único parlamentar que ganhou consecutivamente o prêmio em seu primeiro mandato.
O comunista é cotado para disputar as eleições municipais de São Luís e Caxias, mas muitos analisam que a melhor opção era aguardar a disputa em 2014 para governador ou senador.

RICARDO MURAD – PMDB
Antes adversário de Roseana, disputou o governo no ano de 2002 e não conseguiu nem 5% dos votos, mudou de lado no mesmo ano e conseguiu se viabilizar para disputar a prefeitura de São Luís, a qual acabou amargando apenas uma terceira posição. Em 2006 disputou a eleição para Deputado Estadual e acabou sendo eleito, sendo a principal voz do grupo Sarney dentro de uma Assembléia Legislativa que tinha maioria Jackisista, tal fidelidade gerou recompensas com a volta de Roseana ao governo, tornou-se Secretário de Saúde do governo Roseana, fazendo grande campanha publicitária ao prometer 72 hospitais em um ano e meio, acabou entregando apenas um, mas acabou rendendo o título de Deputado Estadual mais votado, após conseguir mais de 75 mil votos, e garantiu as credenciais para se tornar presidente da Assembléia Legislativa.

ELIZIANE GAMA – PPS
Segunda candiadata mais votada na ilha de São Luís, a deputada ganhou grande destaque no combate a pedofilia, ao instalar da Assembléia a CPI da pedofilia, ganhou projeção nacional a campanha de combate a violência sexual contra a criança. Considerada a deputada eleita pelos votos livres e conscientes, Eliziane terá uma grande responsabilidade no próximo mandato, continuar combatendo o crime contra crianças e manter a posição de destaque como uma das melhores parlamentares do Maranhão.

JOÃO CASTELO – PSDB
Prefeito de São Luís, após ser derrotado três vezes consecutivas, João Castelo não empolgou ainda a população ludovicense com o seu mandato, mas no final de 2010, o prefeito começou obras na capital que prometem trazer grandes melhorias para a cidade, em 2011 promete mais obras, podendo assim garantir assim sua reeleição em 2012 e continuar sendo um dos grandes nomes da política maranhense.

PEDRO NOVAIS – PMDB
Apagado no meio político maranhense, considerado um político discreto, apesar do seu quarto mandato consecutivo conquistado para o Congresso Nacional nas últimas eleições. Acabou caindo no noticiário nacional ao ser escolhido Ministro do Turismo no governo Dilma, mas logo após o anúncio do ministeriado, inúmeras acusações contra o parlamentar surgiram, deixando o mesmo em situação complicada, o fato não atrapalhará sua posse no Ministério do Turismo marcado para o próximo dia 1 de janeiro, junto com a presidente e os outros ministros.

GASTÃO VIEIRA – PMDB
Deputado Federal mais votado no Maranhão, conseguiu mais uma reeleição para o cargo e de quebra ainda foi cotado como Ministro da Educação, a indicação acabou não vingando, mas o Deputado ganhou notabilidade no meio político nacional.
Gastão foi candidato a prefeito de São Luís nas últimas eleições, acabou saindo humilhado nas urnas. No governo de Roseana, assumiu a Secretária de Educação e agora planeja fazer um bom mandato para quem sabe se credenciar como candidato do grupo Sarney para prefeitura de São Luís.

ISAÍAS PEREIRINHA – PSL
Vereador de São Luís e Presidente da Câmara de Vereadores, Pereirinha vem se tornando um grande nome para o grupo de Roseana dentro da escala municipal, cotado como candidato a prefeito de São Luís, Pereirinha também conseguiu vitórias no meio esportivo em 2010, colocou seu time, o IAPE, na Copa do Brasil de 2011 e ganhou a Copa União, disputa estadual. Em 2011 tentará manter seu nome como primeira opção do grupo Sarney na disputa municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *