Alunos de medicina iniciam internato hospitalar no HU-UFMA

Amanda Campos, 26, é estudante do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão e juntamente com mais 55 colegas de turma, participaram de uma solenidade na manhã desta segunda-feira, 30, que marcou o ingresso no internato hospitalar no Hospital Universitário da UFMA. Corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina e a estudante definiu essa fase do curso como essencial “O internato é o momento de maior aprendizado que a gente tem. Óbvio que o curso inteiro vai fomentar nossa formação, mas esse momento de estar no dia a dia do hospital, em contato direto com o paciente, ajudando e colocando a mão na massa é o que vai diferenciar um bom médico e o que vai realmente garantir uma formação de excelência.”

O primeiro dia é sempre marcado por uma dinâmica diferente, por isso foi realizado o XVI Seminário de Acolhimento e Ambientação no auditório central da Unidade Presidente Dutra, em que a solenidade de abertura contou com os gestores do hospital e da universidade, seguida de reunião com a coordenadora do internato, Adriana Lima Reis. O HU-UFMA, que está sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, tem sido um importante campo de estágio para esses acadêmicos. A coordenadora desejou um ótimo início de ciclo e se colocou à disposição para tornar os dois anos de estágio uma experiência muito positiva: “Desejo boas-vindas a todos. Espero que vocês possam aproveitar bastante. Sei que passaram tempos difíceis durante a pandemia, mas agora aproveitem cada momento aqui para aprender, para discutir casos, para aprender a conviver com a equipe médica, que será fundamental para o crescimento profissional de cada um. Se dediquem a esses dois anos de internato. Estamos aqui para dar todo o apoio que vocês precisarem.”

São objetivos do internato consolidar os conhecimentos e habilidades adquiridas pelo acadêmico nos oito primeiros semestres letivos do curso de Medicina por meio da interação com usuários e profissionais da saúde; possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde por meio do contato com problemas reais, para que possa assumir responsabilidades crescentes, como agente prestador de cuidados e atenção; e estimular o senso crítico do aluno, aguçando a responsabilidade do processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional.

A coordenadora do curso de medicina, Jacira do Nascimento Serra, deu um conselho de ouro: “Escutem seus pacientes, ouçam seus familiares. Ouçam o que eles não dizem, porque eles falam muito sem dizer. Nossos pacientes precisam muito da humanização, precisam dos médicos técnicos, mas precisam da humanização. Valorizem essa oportunidade, de estar perto dos pacientes.”

Durante o internato, o acadêmico tem a supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, além de ser acompanhado por residentes. Essa experiência é fundamental para proporcionar o aprimoramento e o acúmulo de vivências para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos. São, ao todo, nesta turma, 56 estudantes do 9º período, que iniciarão o internato pela área da pediatria, percorrendo posteriormente as outras áreas médicas.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, parabenizou a todos pela nova etapa iniciada: “Vocês já conhecem o hospital, mas chegam hoje aqui com um nível de comprometimento e de responsabilidade diferenciado, inclusive de entrosamento com as nossas equipes, em especial com os residentes. Tenham sempre em mente que hoje vocês cuidam, mas um dia serão cuidados. Portanto, tratem cada um dos pacientes como gostariam de ser tratados. Parabéns por terem chegado até aqui e desejo que usufruam do que há de melhor para que possam ser médicos qualificados tecnicamente e sobretudo com muita humanização.”

Na mesa de abertura estavam a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal; a coordenadora do curso de medicina da UFMA, Jacira do Nascimento Serra e a coordenadora do Internato Hospitalar, Adriana Lima Reis.

“Estamos em um espaço maravilhoso que é uma referência e por isso tenho certeza que vai ser essencial para a nossa formação daqui para frente”, finalizou a estudante Amanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *