Projeto Social que realizava 5 mil atendimentos de saúde por mês suspende atividades por falta de convênio da Prefeitura de São Luís

Um dos maiores projetos sociais de São Luís, o Viva Bem Mais, desenvolvido na Vila Luizão pelo vereador Marquinhos (DEM), anunciou na segunda-feira (2), que vai suspender seus atendimentos de saúde a partir da próxima sexta-feira (6), O motivo é a falta de renovação do convênio que existia com a Prefeitura de São Luís.

De acordo com o vereador Marquinhos, o Viva Bem Mais oferece mais 16 tipos de atendimentos que contemplam pessoas não só da região do Turú/Divinéia/Vila Luizão, mas de diversos outros bairros da capital.

Atualmente são realizados no local, consultas com ginecologista, cardiologista, oftalmologista, ortopedista, pediatra, gastroenterologista, nutricionista, psicólogos, dentistas, assim como existem serviços de fisioterapeutas, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistência social, além dos programas saúde da família e saúde da mulher.

No Viva Bem Mais ainda são desenvolvidos exames de analises clínicas e de imagem como raio-x, mamografia e ultrassonografia. Totalizando todas essas atividades, mais de 5 mil atendimentos são realizados todo mês, o que ajuda a desafogar o já precário serviço público de saúde de São Luís, que é responsável pela atenção básica.

O Núcleo de Saúde do Viva Bem Mais firmou convênio em setembro de 2020 com a Prefeitura de São Luís. Naquela oportunidade o então prefeito Edivaldo Holanda Júnior celebrou essa parceria por três meses ao valor de R$1,9 milhão. Ao longo desses oito meses, o vereador Marquinhos conseguiu manter com recursos próprios os atendimentos de saúde, mas agora se tornou inviável.

Pois além dos altos custos dos procedimentos que contemplam milhares de maranhenses, também existe o custo dos profissionais que trabalham no local. De acordo com Marquinhos, além do prejuízo no âmbito da saúde, quase 50 profissionais de saúde também vão perder seu emprego, uma vez que não há mais o convênio com a Prefeitura de São Luís.

O prefeito Eduardo Braide esteve no dia 1º de junho desse ano no Projeto Viva Bem Mais e naquela oportunidade, ele conheceu toda estrutura, assim como garantiu que ia manter a parceria visando manter os atendimentos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *