Pelo menos dez nomes já são considerados eleitos na disputa de vereador em São Luís

Mais de 900 nomes disputam 31 vagas no parlamento de São Luís, porém, analistas políticos apostam que dez vagas já possuem donos. A maior parte já seria dos vereadores de mandatos, os quais demonstram muita força e extrema superioridade nos partidos em que disputam a vaga. Dentre eles, destacam-se os últimos dois presidentes da Câmara Municipal, Astro de Ogum no PCdoB e Osmar Filho no PDT.

Osmar Filho inclusive é cotado para ser mais uma vez o vereador mais votado de São Luís. Em 2016, ele obteve 9809 votos e deve manter a média, e se tornar o primeiro vereador desde 1988, a ser o mais votado pela segunda vez. Astro foi exatamente o segundo mais votado com 9703 votos.

Além de Osmar e Astro de Ogum, ainda estão cotados como eleitos Marcelo Poeta pelo PCdoB. O partido do governador ainda vai lutar por eleger mais dois vereadores, mas uma conta mais certa, garante pelo menos mais uma vaga.

No PDT de Osmar Filho, Ivaldo Rodrigues tem grandes chances de se tornar também um dos mais bem votados e garantir uma das duas vagas que o partido deve fazer.

No Podemos de Eduardo Braide, que possui uma forte nominada, Octávio Soeiro está sendo um dos favoritos para alcançar o top five dos mais votados na capital maranhense. Ele é filho da vereadora Bárbara Soeiro e agora ganhou o reforço do vereador Estevão Aragão. O partido pode eleger mais três parlamentares, dentre eles, Francisco Chaguinhas.

No Republicanos de Duarte Júnior é unanimidade o nome de Rosana Saúde. Com o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus, a enfermeira também forte candidata para entrar na lista dos mais votados, assim como foi o ex-vereador Paulo Luiz em 2012 e 2016.

No Democratas, Marquinhos já é considerado como parlamentar de terceiro mandato. O mais forte no partido de Neto Evangelista, a votação do vereador vai ajudar eleger o segundo e quem sabe uma terceira vaga. O líder comunitário da Vila Luizão também tem chances de terminar entre os cinco mais votados.

No PL, Aldir Júnior ainda que não repita uma expressiva votação de 2016 quando teve quase 6500 votos, a sua eleição é dada como certa, mas para ele, a vitória será maior se conseguir levar mais dois ou três companheiros do partido para o parlamento.

No PSC, Avante e Solidariedade, três vereadores de mandatos devem retornar ao parlamento. Dr Gutemberg, Beto Castro e Afonso Manoel são de longe os mais fortes nos respectivos partidos.

Obviamente que os demais partidos como PSL, PMN, Patriota, PRTB, PP, PSD, PT, PTB, PV, PTC, DC e PMB devem eleger representantes, mas a briga está mais igual e/ou ainda vão depender do quociente eleitoral e também da sobra eleitoral.

3 thoughts on “Pelo menos dez nomes já são considerados eleitos na disputa de vereador em São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *