COREN-MA diz que vem tomando todas medidas necessárias para ajudar os enfermeiros maranhenses

Sobre o post “Enfermeiros denunciam que o Coren vem atrapalhando a categoria”, publicado nesta sexta-feira, dia 31 de julho, no blog do jornalista Diego Emir, a Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Público (Coren-MA) vem a público fazer alguns esclarecimentos.

As informações denunciadas pelos enfermeiros não condizem com a realidade. O Coren-MA está colocando em prática todas as medidas necessárias para prestar o melhor atendimento aos profissionais de enfermagem durante este momento de pandemia que o mundo inteiro está vivendo no momento.

Deve-se levar em consideração que todos estão passando por um período de turbulência e excepcionalidade por causa da pandemia de Covid-19, mas o Coren-MA frisa que as providências estão sendo tomadas para evitar que tais situações causem ainda mais transtornos para os profissionais de enfermagem que procuram o Conselho em busca de algum tipo de atendimento.

A Junta Interventora informa que está seguindo todas as orientações, determinações e protocolos de segurança das autoridades de saúde e sanitárias para evitar aglomerações de pessoas na sua sede e nas subseções. Por esse motivo, a solução encontrada foi restringir o atendimento presencial ao público, medida essa que segue as orientações do Cofen e que, inclusive, foi adotada pela quase totalidade das instituições no país, sejam elas da iniciativa pública ou privada.

Contudo, em nenhum momento o profissional de enfermagem ficou sem a assistência e os serviços disponibilizados pelo Coren-MA, muito pelo contrário. O Conselho disponibilizou todos os seus serviços de forma online, como inscrição, emissão de boletos e certidões e negociações, fazendo com que os profissionais tivessem acesso a eles sem saírem de suas casas.

O sistema de inscrição online foi uma das novidades disponibilizadas pelo Coren-MA. De março a junho deste ano, por exemplo, foram feitas 1.785 inscrições, ou seja, foram mais de mil profissionais habilitados pelos Conselho, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, para atuarem na linha de frente de combate à pandemia dentro
das unidades de saúde.

Ao fazer uma comparação com o mesmo período do ano passado, observa-se que houve um aumento de 90% na quantidade de inscrição, pois naquele período, de março a junho de 2019, foram efetuadas 935 inscrições. Os dados estão disponível no setor de Registro e Cadastro do Coren-MA e podem ser verificados por qualquer um que tenha o interesse.

Foi criado ainda um canal de WhatsApp, por meio do número (98) 98509-1087, em que o profissional pode entrar em contato e solucionar as suas pendências, além de tirar dúvidas e requerer informações.

De 1º de junho ao dia 22 de julho deste ano, foram feitos 560 parcelamentos de dívidas dos profissionais de enfermagem junto ao Coren-MA. Esse e uma série de outros serviços podem ser realizados de forma online pelo site do Conselho (www.corenma.gov.br), atividades essas que antes podiam ser feitas apenas de forma presencial.

Outro ponto que deve ser destacado é que desde o dia 2 de junho a sede do Coren-MA voltou a fazer o atendimento presencial ao público, mas de forma agendada para evitar aglomerações, garantindo assim que não haja riscos à saúde dos profissionais e dos servidores do Conselho.

Para isso, o Coren-MA está adotando todas as normas de segurança e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde para receber as pessoas que estarão se dirigindo à sede do Conselho, como afastamento das cadeiras e disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos logo na entrada.

A atual gestão do Coren-MA está sendo transparente em todas as suas ações, mas não se pode desrespeitar as normas previstas em decretos municipais e estaduais que prevê, inclusive, o afastamento temporário de servidores pertencentes a grupos de riscos. A Autarquia seguiu essa determinação, mas ao mesmo tempo reforçou a disponibilização dos serviços online a fim de evitar transtornos para os profissionais de enfermagem.

Sobre as eleições, a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA informa que foi divulgado no dia 30 de julho, em um jornal de grande circulação local e no site da Autarquia, o Edital Eleitoral nº01/2020, que convoca a assembleia geral dos profissionais de enfermagem do estado do Maranhão para a eleição do Plenário do Coren-MA para o triênio 2021/2023.

Nessa perspectiva, não está sendo criado qualquer tipo de embaraço para que os interessados possam fazer o registro das suas chapas e concorrer ao pleito deste ano, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro. O prazo para requerimento de inscrição da chapa é de 20 dias a contar do dia 31 de julho de 2020.

Assim como Coren-MA, outros Regionais sentiram as consequências da pandemia de Covid19, mas não estão sendo medidos os esforços para garantir a preservação da saúde dos servidores e do público.

Por fim, a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA esclarece que está à disposição para atender todos os questionamentos dos profissionais e está atenta às mudanças do cenário em relação à pandemia de Covid-19. Informa também que qualquer alteração no atendimento ao público será devidamente comunicada por meio dos canais oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *