Diretora da UPA do Vinhais esclarece protocolo seguido em unidade hospitalar

A diretora administrativa da UPA do Vinhais, Carol Hortegal, foi surpreendida com uma informação publicada nas redes sociais que distorce a verdade dos fatos. Uma técnica de enfermagem teria informado a negativa da direção em entregar novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), para ela exercer seu serviço na unidade,

No entanto, a diretora Carol Hortegal informou que houve apenas a aplicação do protocolo de procedimentos adotado pela Secretaria estadual de Saúde, à qual a UPA está ligada.

Segundo as normas pré-estabelecidas, que são usuais, cada funcionário da unidade recebe seu próprio conjunto de EPI’s, que em boa conservação pode ser utilizado por até 30 dias.

Somente após esse período é procedida a troca do material, informação que foi amplamente reforçada durante dias de treinamento aplicado – para uso dos EPI’s -, aos funcionários da UPA do Vinhais.

“No caso da técnica de enfermagem em questão, ela surgiu exigindo um novo equipamento apenas 12 dias após ter assinado o recebimento de seu conjunto, ou seja, o descartou bem antes do tempo estabelecido para a troca, sem qualquer razão específica”, explica a diretora da UPA do Vinhais.

De acordo com Carol Hortegal, a técnica de enfermagem talvez, o tenha feito por não ter participado de uma única sessão do treinamento ao qual foi citado anteriormente.

Carol Hortegal explica: “Ao fazer a exigência, faltou com respeito não apenas a mim, como diretora da unidade, mas, principalmente, aos demais funcionários que presenciaram a cena e que estão dispostos a relatar em qualquer que seja a instância. A UPA do Vinhais é considerada uma das unidades mais bem avaliadas do Maranhão. Inclusive, tendo se tornado referência no atendimento inicial de pessoas com sinais e sintomas de Síndromes Gripais. Assim como a denunciante, também compareci à delegacia e lavrei um Boletim de Ocorrência, diante das agressões verbais que sofri dentro de meu local de trabalho.

Estou à disposição para qualquer tipo de esclarecimento que se faça necessário e reforço meu compromisso com a melhor prestação de serviço ao usuário e com o total respeito aos profissionais responsáveis por esse atendimento”.

3 thoughts on “Diretora da UPA do Vinhais esclarece protocolo seguido em unidade hospitalar

  1. Eu peguei suspensão de 5 plantões or causa de epi, eu sei q eu passei. So isso. Aguardo apuração dos fatos, mereço respeito pela minha profissão e como pessoa disse:

    Eu mereço respeito como pessoa e como profissional, principalmente nessa pandemia. Aguardo apuração. Só isso q posso dizer

  2. Inicialmente as UPAs não estavam fornecendo N95 mesmo. Só passaram a fornecer depois dessa denuncia. Não se deve usar uma N95 por 30 dias…ela fica úmida e contaminada. Absurdo total o que fizeram com essa técnica de enfermagem. O uso inadequado de EPI e ausência dele pode já ter contaminado muitos profissionais de saúde.

  3. Essa diretora além de mentirosa é prepotente. Todo mundo que diz um não pra ela é insubordinado, ela não fala com ninguém e quando abre a boca é pra gritar e ofender, ameaça funcionário, ameaça demitir, trata todo mundo mal e reclama se funcionário se posicionar e não aceitar ser tratado como cachorro. Alguém precisa avisar ela que militarismo acabou e que o marido dela é só assessor, nem que fosse o próprio governador ela podia tratar as pessoas como se fossem um bando de cachorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *