Vereador Dr. Gutemberg defende o Meio Ambiente

Em defesa do Meio Ambiente, o vereador Dr. Gutemberg Araújo solicitou o cumprimento de seu Requerimento encaminhado à secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), para que faça valer Lei nº 190/2007, do ex-vereador Abdon Murad, que determina a disposição dos canos de descarga dos ônibus em altura nivelada ao tetos dos mesmos.

A solicitação do vereador faz uma menção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05). A data foi instituída pelas Organizações das Nações Unidas, que neste ano definiu ‘a poluição do ar’ como temática principal.

“Eu volto a tocar no problema da poluição causada pelos ônibus, porque tenho observado que mesmos os ônibus novos não estão cumprindo a Lei, com um escapamento inferior. Lembro que ônibus e caminhões contribuem bastante para o cenário de poluição nas cidades”, destaca.

Vereador de São Luís e médico cirurgião, Dr. Gutemberg apresentou dados para alertar como as emissões nocivas são um fator de risco para as doenças crônicas.

“As emissões nocivas constituem fator de risco para quase um quarto (24%) das mortes por doenças cardíacas, 25% dos óbitos por acidentes vasculares cerebrais, 43% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 29% por câncer de pulmão. Ainda lembro a vocês que muitos poluentes atmosféricos também intensificam o aquecimento global”, afirma.

Por fim, Dr. Gutemberg lembrou que todos podem contribuir para a conservação do meio ambiente. “Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *