HU-UFMA recebe visita do senador Roberto Rocha

Na manhã desta segunda-feira, 13, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do senador Roberto Rocha (PSDB/MA). Acompanhado pela superintendente Joyce Lages, pelo ex-reitor Natalino Salgado e demais dirigentes, ele conheceu as novas instalações do Bloco C da UTI Adulto, na Unidade Presidente Dutra. As obras seguem em ritmo adiantado e contam com recurso de emenda parlamentar do senador equivalente a 10 milhões para a conclusão.

O gerente de Administração, Eurico Santos Neto, explica como funcionará o novo espaço. “A extensão do Bloco C é composta por dois pavimentos, com 64 leitos de enfermaria. E mais 20 leitos em duas UTIs.  É uma estrutura nova, com um corredor amplo, que atende todas normas de acessibilidade do Corpo de Bombeiros”. A nova UTI será um espaço moderno e funcional. “Vai ter todo um sistema de controle de energia e refrigeração adequado, de mobiliário suspenso para maior mobilidade do médico e paciente. Além de uma vista muito bonita proporcionada por paredes de vidro”, explica o gerente.

Ladielson Alves, engenheiro do HU-UFMA, conta em que estágio está a obra. “Falta finalizar a climatização das UTIs, alguns quadros elétricos e concluir a fase de testes dos dois elevadores, alguns pequenos detalhes. O restante é a questão de equipamentos, que fica a cargo da engenharia clínica e governança”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, disse o que representa a ampliação da capacidade de atendimento. “O Maranhão possui apenas um Hospital Universitário, 10% dos nossos pacientes são oriundos de outros estados. Recebemos muita demanda, então, a todo momento estamos buscando parcerias para melhor atender a população”.  

O ex-reitor Natalino Salgado apresentou o projeto piloto de energia fotovoltaica implantado no hospital e reforçou o pedido ao senador para apoio na ampliação da sustentabilidade energética. “Com a economia na conta de luz, que hoje chega a 500 mil reais por mês, o hospital terá mais recursos para custeio e investimento”, justificou. O projeto tem a finalidade de conseguir a eficiência energética para todas as onze unidades do HU-UFMA.

Roberto Rocha reforçou o seu compromisso com a saúde pública. “Como representante do Maranhão no Senado é gratificante ver que os recursos colocados no orçamento da União para o hospital estão sendo muito bem aplicados. Quero cumprimentar todos pela atenção e cuidado em atender os interesses da população”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *