Vereador faz críticas a falta de diálogo e de soluções para as demandas de infraestrutura em São Luís

Muito embora integre as fileiras da base governista, em pronunciamento na manhã da última terça-feira, 9, na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Honorato Fernandes (PT), além de anunciar o seu afastamento da presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), falou sobre os problemas que castigam a capital maranhense e, de forma técnica, porém, incisiva, teceu duras críticas ao Executivo Municipal, principalmente, por conta da falta de diálogo entre o Poder Público e a sociedade.

O vereador evidenciou um pouco da angústia de comunidades, que vem se prolongando ao longo dos meses, e que foi ratificada durante a reunião realizada no sábado, 6, no Hotel Abeville, que entre outros temas, debateu os problemas de São Luís.

O encontro contou com a presença de vários debatedores, entre eles, os advogados Mário Macieira e Guilherme Zagalo, além da ex-vereadora e ex-deputada Helena Heluy e Jonas do MST.

O nosso objetivo foi debater a conjuntura, fazendo uma comparação de momentos distintos no cenário político, permitindo, assim, aclarar esse momento difícil que o país atravessa”, pontuou Fernandes.

Ao abordar o cenário local, os desafios enfrentados em São Luís acabou sendo o foco. O parlamentar admitiu o respeito que nutre pelo Executivo e pelo secretário de Infraestrutura, Antônio Araújo, muito embora ele não esteja sendo responsável no que se refere aos problemas de infraestrutura dos bairros

A prova é que o gestor não atende os pleitos apresentados pelos vereadores, que são os representantes mais próximos dos cidadãos.

Estivemos em vários bairros, entre eles no São Francisco onde compromissos foram assumidos e nada foi feito. A situação só piora, não só nesses bairros, mas em vários pontos da nossa cidade. Espero que está situação tenha uma solução”, ressaltou Honorato.

Para finalizar, no tocante à política de gestão implementada pela administração municipal, Honorato ratificou a preocupação pela falta de debate dos problemas que hoje atingem a capital, prejudicando, de maneira considerável, a adoção de medidas que possam minimizar o sofrimento de milhares de ludovicenses.

Como encaminhamento de tudo que foi apresentado na nossa reunião, visando apresentar propostas concretas e não eleitoreiras para contribuir com o Executivo, decidimos discutir nos bairros inúmeros temas como, por exemplo, a falta de política pública para juventude, que inexiste em São Luís, os problemas na infraestrutura pela falta de ações concretas, as mudanças no plano de diretor, que são gigantes e trará efeitos drásticos, incluindo o processo de desabastecimento de água em nossa cidade. Esses e outros temas precisam ser debatidos, mas não de dentro de um gabinete, trancado em uma sala com ar-condicionado e sim ouvindo o São Raimundo, Cajupe, Vinhais, Coqueiro, zona rural e todos que contribuem para o desenvolvimento desta cidade, pois, assim, certamente, iremos evitar o mesmo que ocorreu com o PL 55, quando votamos e aprovamos nesta Casa, com o voto contrário de apenas quatro colegas, incluindo o meu, a matéria com total desconhecimento”, lembrou.

Licença

Ainda entre os pontos abordados na sua fala, o vereador tornou público o seu afastamento do cargo de presidente do diretório municipal. No sábado(06), durante o evento no Hotel Abeville, o presidente comunicou a saída do cargo, temporariamente, objetivando proporcionar uma maior participação efetiva e direta de outras alas petistas, na gestão do diretório municipal.

Licenciei-me do cargo no sábado para permitir que a companheira Silvana Brito, militante história do nosso partido, mulher e negra, assumisse o cargo, ainda no sábado e, assim, já conduzisse os trabalhos da Jornada Lula Livre, que aconteceu no domingo (07), em frete a Igreja da Sé”, disse Honorato.

A Jornada Lula Livre teve como objetivo protestar contra a prisão injusta e ilegal do ex-presidente Lula, o maior líder político da América Latina, e contra todas as reformas que atacam os direitos da classe trabalhadora.

Manifesto

Na tribuna, o vereador aproveitou o ensejo para agradecer, além do PT, a presença de dirigentes do PSB, PCB, PCDOB e PSOL que, na sexta feira(05), no salão de atos da Casa, fizeram um ato simbólico em manifesto em prol do presidente Lula e da classe trabalhadora que tem sido pautada nacionalmente. 

Resposta MP

Para finalizar sua fala, o vereador dividiu com os seus pares, seus eleitores, amigos, família, correligionários e população em geral, o comunicado enviado pelo Ministério Público Estadual de arquivamento da investigação, por absoluta falta de indícios de irregularidade objetivando a apuração da suposta destinação irregular de emenda no Legislativo Municipal.

O vereador tomou conhecimento através do expediente enviado pela promotora Sidneya Liberato, da promotoria da especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, que assim se pronunciou: “como exposto nos autos, a emenda foi realizada para subsidiar o Porjeto Capital da Alegria, em 2017, e tal evento de fato aconteceu e com farta publicidade na imprensa local. Assim sendo, não restou comprovado que o vereador Honorato Fernandes, praticou lavagem de dinheiro através de emendas parlamentares. Disto exposto, verifica-se que não há indícios sobre os atos apontados, de igual modo não observei a violação aos princípios da Administração Pública, tampouco ato criminoso da parte do investigado. E, não havendo justa causa para o ajuizamento de ações dessas espécies, determino o arquivamento deste procedimento”, concluiu a representante ministerial.

Recebi com muita tranquilidade a comunicação do Ministério Público. A emenda que liberei para a realização do carnaval de passarela seguiu todos os trâmites legais conforme foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação na época. Estou com peito lavado. Meu nome não fica manchado com denúncias falsas, fruto de disputa politica. Meu trabalho é sério e tenho compromisso com ele”, disse o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *