Saiba tudo o que ocorreu no Encontro de Tática Eleitoral do PT no Maranhão

Após muita confusão, ação na justiça, ordem para adiar e um pedido para manter o Encontro de Tática Eleitoral do PT no Maranhão, o partido realizou o encontro que definiu a diretriz a seguir no estado. Como já era esperado, os petistas aprovaram por ampla maioria a composição com Flávio Dino (PCdoB) e o deixando livre para montar sua chapa de senadores. É necessário destacar, que apesar dos percalços e discussões internas, pela primeira vez desde 2010, a decisão final do ETE deve ser mantida pela direção nacional.

Porém, vamos aos principais destaques do ETE/PT do Maranhão realizado no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Augusto Lobato, a “rainha da Inglaterra”

Apesar de ser o homem do microfone e o que senta ao meio da mesa que conduziu os trabalhos do ETE/PT do Maranhão, Augusto Lobato era regido por Jomar Fernandes, tudo que o ex-prefeito de Imperatriz gritava da platéia, o presidente do PT do Maranhão, obedecia e falava. Mas como disse um petista, “manda quem pode, subserviente ao Palácio dos Leões, obedece e fica calado”.

PT só para petistas

Obedecendo os comandos dos petistas/comunistas, Augusto Lobato decidiu expulsar a imprensa e todos os não filiados ao PT do auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa, justificando que o evento era uma atividade exclusiva dos petistas. O presidente do PT por muito estar convivendo com os comunistas, aprendeu a tomar atos abusivos e autoritários. Mas o grande questionamento é: o que tanto Augusto Lobato temia que saísse para o mundo daquela reunião? Lobato também esqueceu que estava na Casa do Povo e tentou tornar privado algo que é público.

Saída honrosa

Após defender os interesses do PT e na luta por Lula presidente, Aníbal Lins diz que atendeu uma recomendação da presidente Gleisi Hoffmann, “advogada de Lula”, e decidiu por retirar a pré-candidatura de governador. Porém, caso ocorra qualquer outra manifestação da direção nacional recomendando uma candidatura própria, ele estará pronto para defender o PT e Lula. Caso contrário seguirá para a disputa de deputado federal.

Márcio Jardim centralizado

O ex-pré-candidato a senador fez um eloquente discurso, relembrou sua origem humilde, sua luta no movimento estudantil e a sua filiação ao PT desde os 16 anos. Mas o Márcio Jardim combativo e guerreiro, admitiu ter perdido a batalha e não iria mais lutar contra um poder maior do que o dele. Decidiu portanto seguir com Flávio Dino e quem o comunista escolhesse para o Senado.

Meu pirão primeiro

Durante o Encontro do PT, um petista sem a mínima vergonha de esconder o pragmatismo que segue, afirmou: “em tempo de crise, meu contra-cheque primeiro”. Tá certo, ideologia não bota comida na mesa de ninguém…

Mulher e negra rejeitada

O PT que tanto defende as mulheres, os trabalhadores, os LGBT´s, os negros etc. Optou por dizer não, a uma mulher negra, trabalhadora e presidente da CUT, Adriana. Os petistas optaram pela aristocracia, por aqueles que são os mesmos que colocaram Lula atrás das grades. Optaram por marchar com um ex-juiz, optaram pela humilhação de oferecer o tempo partidário para Weverton e Eliziane Gama, que não vão voltar no candidato do PT para presidente, seja ele quem for.

PT de joelhos e subjugado

O PT tem o maior tempo de televisão, o maior fundo partidário e a maior aceitação popular no Maranhão, porém não terá candidato a governador, vice-governador, senador e suplente de senador. Vai pelo beiço e como Flávio Dino quiser.

Candidatura própria em 2022

Zé Carlos propôs o PT refazer o seu caminho e construir a partir de agora, um caminho próprio, para ter candidato a governador ou pelo menos a senador em 2022. A proposta até que é boa, mas com certeza Flávio Dino tem planos diferentes para o PT daqui quatro anos.

Briga e confusão

Como não poderia deixar de ser, o PT também teve muita confusão e até trocas de farpas. O dirigente Aldrovando entrou em conflito com o presidente Augusto Lobato. Mas a turma de Flávio Dino tratou logo de empurrar o companheiro petista para fora do auditório aos gritos de “fora Roseana”.

Flávio Dino no PT

Temendo um constrangimento, Flávio Dino só foi ao encontro do PT, após autorização dos petistas e também da contagem dos votos que referendou o apoio a sua candidatura e chapa de senadores. Foram 149 votos a favor do comunista, 31 contrários e 7 abstenções.

1 thought on “Saiba tudo o que ocorreu no Encontro de Tática Eleitoral do PT no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *