Restam duas incógnitas para disputa de governador: Ricardo Murad e Eduardo Braide

Após a confirmação da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que irá concorrer ao Governo do Maranhão restam duas incógnitas para a corrida eleitoral: Ricardo Murad (PRP) e Eduardo Braide (PMN). O ex-secretário de Saúde foi o primeiro a anunciar sua pré-candidatura ainda em 2017, porém sem conseguir aglutinar partidos em torno do seu projeto, a sua presença na disputa de outubro corre sério risco. Situação semelhante vive o deputado estadual, mas diferente de Murad, Braide possui conversas adiantas com cinco legendas, o problema é que todas são nanicas e juntas não somam nem 30 segundos de tempo de TV.

A entrada de Ricardo e Eduardo agregaria muito para disputa eleitoral de 2018. Ambos possuem um bom repertório e qualificariam o debate sobre o Maranhão. Mas ambos também tem projetos pessoais e temem que uma entrada na disputa do Governo poderia atrapalha-los.

Ricardo Murad tem como ambição principal eleger a filha, Andréa Murad, como deputada federal e também mantém o desejo de garantir um representante na Assembleia Legislativa, o qual seria seu genro, Sousa Neto (PRP).

Já Eduardo Braide ambiciona a Prefeitura de São Luís e o temor de ficar dois anos sem mandato em caso de derrota para o Governo do Maranhão, acaba o desestimulando para entrar na disputa majoritária.

Na construção de alianças, Ricardo Murad é o que enfrenta maior dificuldade, o seu partido, o PRP ainda não se aproximou com ninguém. Por isso, o ex-secretário de Saúde vive uma dúvida que orbita entre uma aproximação com Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB) ou Maura Jorge (PSL).

Eduardo Braide tem uma expectativa de uma aliança que envolve PMN-PSC-PHS-AVANTE-REDE-PPL. A somatória do tempo dos partidos e do proporcional distribuído a todos candidatos chega aos 29 segundos. Na avaliação própria, ainda insuficiente para ter chances de chegar ao segundo turno.

É óbvio que os dois podem esticar essa corda até agosto, prazo final das convenções, mas cresce a expectativa para um posicionamento o quanto antes, principalmente de Eduardo Braide que pode ser a principal novidade da eleição maranhense.

 

3 thoughts on “Restam duas incógnitas para disputa de governador: Ricardo Murad e Eduardo Braide

  1. Mas Diego, em nada prejudica o deputado ficar sem mandato. Participar desta eleição só cacifa mais para 2020. Além de ficar muito mais conhecido no Estado inteiro, as chances de chegar a prefeitura aumentam mais que dobram. E veja bem, ele já é o favorito para 2020, por isso mesmo sem mandato a tendência é que legendas de grande porte como o PSDB e o PMDB lhe cedam todos os eu recursos. Vale lembrar que Flávio Dino era a novidade em 2010 e com Jackson saindo de cena ele chegou favoritíssimo em 2014. No caso, se a Roseana perder esta eleição, com certeza também sairá de cena se aposentando de vez. Então, na eleição de 2022 quem chegará favoritíssimo é Eduardo Braide nas graças do PMDB e quem sabe até na do PSDB, numa grande coligação. Nessa situação dificilmente Flávio Dino elegeria seu sucessor. Participar desta eleição de 2018 em nada é o fim para Eduardo Braide. Pelo contrário, é mais combustível para sua carreira política. Eu te digo com toda certeza, Eduardo Braide com certeza será um dia governador deste Estado!

  2. Mas Diego, em nada prejudica o deputado ficar sem mandato. Participar desta eleição só cacifa mais para 2020. Além de ficar muito mais conhecido no Estado inteiro, as chances de chegar a prefeitura aumentam mais que dobram. E veja bem, ele já é o favorito para 2020, por isso mesmo sem mandato a tendência é que legendas de grande porte como o PSDB e o PMDB lhe cedam todos os eu recursos. Vale lembrar que Flávio Dino era a novidade em 2010 e com Jackson saindo de cena ele chegou favoritíssimo em 2014. No caso, se a Roseana perder esta eleição, com certeza também sairá de cena se aposentando de vez. Então, na eleição de 2022 quem chegará favoritíssimo é Eduardo Braide nas graças do PMDB e quem sabe até na do PSDB, numa grande coligação.

  3. Pra quem é laranja do quintal da famigerada família sarney, pra quem deu um golpe no município de Anajatuba, pra quem quebrou a caema quando foi seu presidente, eleito governador será um retrocesso para este povo sofrido xô laranjas podre: Braide, Ricardo, maura jorge e todos os políticos são todos corruptos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *