Logística é tema de palestra na Universidade Federal do Maranhão

Alunos das áreas de exatas e tecnológicas da Universidade Federal Maranhão (UFMA) participaram, na última sexta-feira, (11), da palestra “Desafios da Logística no Brasil”, realizada pelo especialista em portos da VLI, Josirê Paiva. No evento, a empresa apresentou um panorama da atividade no país e o perfil de profissionais para área.

A VLI é uma empresa especializada em operações logísticas que integram terminais, ferrovias e portos. Com números significativos de ativos, concessões de duas ferrovias, três portos e mais de 6 mil empregados espalhados por suas unidades de negócios no Brasil, a empresa de soluções logísticas desenhou no seu plano de negócios cinco corredores logísticos que atendem às regiões norte, nordeste, centro-oeste,  sudeste e sul. Os estados do Tocantins e Maranhão englobam o Corredor Centro-Norte, cujo potencial operacional se apresenta como um dos mais notáveis, se comparado aos demais corredores, graças à sua localização privilegiada e por configurar uma importante fronteira de produção agrícola para o país.

Na palestra, que integrou as atividades do I Encontro Engenharia e Agronomia da UFMA, o especialista em portos da  VLI,  Josirê Paiva, expôs uma análise conjuntural da logística no país, com destaque para o potencial de crescimento na região centro-norte. “É um segmento com muitas oportunidades para contribuir com o desenvolvimento do país”, afirmou. Ele apresentou os programas de porta de entrada para ingresso de carreira na VLI e destacou as oportunidades de mercado, “Existe um potencial enorme para as áreas  de logística e portuária. É importante que os profissionais, especialmente de engenharia e administração, visualizem essas conexões, porque o mercado está latente, com amplas possibilidades nessas graduações”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *