Ivaldo Rodrigues anuncia a reforma dos mercados da Macaúba e do Bairro de Fátima

Foi assinada nesta sexta-feira (4), a ordem de serviço para a execução de obras de reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba, feiras da capital que há mais de quatro décadas não passavam por qualquer intervenção em suas estruturas. A ação é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. A secretária estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina, participou do ato, oportunidade na qual anunciou também as obras de melhorias em outros dois mercados na capital: do Cohatrac e do Ipem São Cristóvão. As ações contam com a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Na ocasião, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues também fez a entrega de 100 das cerca de 300 barracas com a nova padronização das feiras livres de São Luís; fardamentos novos para os feirantes; distribuiu cinco toneladas de sementes de feijão e hortaliças aos agricultores dos polos agrícolas da Ilha e entregou kits de manipulação de carnes para auxílio no abatimento de animais, sendo 57 ganchos, 37 afiadores e 23 botas. Os kits vão beneficiar integrantes da Cooperativa de Trabalhadores de Carne de São Luís (Coocarne).

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para reforma dos mercados e entrega dos insumos agrícolas, o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, pontuou os benefícios que os investimentos vão proporcionar ao setor. “São incrementos significativos que têm contribuído sobremaneira para alavancar a agricultura local, proporcionando a todos os envolvidos uma melhor infraestrutura de trabalho e produção”, observou o titular da Semapa.

O secretário destacou ainda outras políticas de desenvolvimento implementadas no setor. Segundo ele, só no ano passado foram entregues mais de 20 toneladas de sementes de grãos e hortaliças e investidos mais de 1,5 milhões na concessão de implementos agrícolas, para fazer com que a produção tenha todo o aparato tecnológico e a infraestrutura necessária para a ampliação do setor, inclusive em parceria com instituições importantes de pesquisa e assistência técnica, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, entre outras.

A reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba foi enaltecida pelos feirantes e lideranças do setor, como a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivanilde Sampaio. “Nós estamos extremamente satisfeitos com o anúncio do início das obras nessas feiras tão importantes para a cidade. A atual gestão tem realizado um trabalho exemplar na área, saindo verdadeiramente da teoria e atuando na prática. Ao longo de décadas nossos mercados passaram por processo de deterioração sem qualquer atenção do poder público, diferentemente de agora. O mercado da Macaúba, há mais de 50 anos não passa por qualquer intervenção e o do Bairro de Fátima há três décadas não vê serviço algum de infraestrutura. Enfim, chegou a nossa vez e estamos muito felizes por isso”, enfatizou Ivanilde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *