Leylane Maria da Silva assume a superintendência da Controladoria Geral da União no estado

Com o desafio de promover o aperfeiçoamento e a transparência da gestão pública, a prevenção e o combate à corrupção, com participação social, por meio da avaliação e controle das políticas públicas e da qualidade do gasto no estado maranhense, a auditora Leylane Maria da Silva, formada em Ciências Contábeis e Direito pela UFMA, foi apresentada formalmente como nova superintendente da Controladoria Geral da União na manhã desta quinta, 8 de março, durante solenidade que ocorreu no auditório do Ministério Público Federal.

Leylane Maria foi apresentada pelo ministro substituto Wagner de Campos Rosário (Transparência), que esteve em São Luís acompanhado do secretário executivo José Marcelo Castro de Carvalho, do secretário federal adjunto Roberto César de Oliveira Viégas (Controle Interno) e do coordenador Israel José Reis de Carvalho (Operações Especiais). Eles compuseram a mesa de honra do ato junto com o procurador-chefe do MPF-MA, José Raimundo Leite Filho.

Wagner Rosário revelou que está apenas 10 anos na CGU, menos tempo que a Leylane, com que aprendeu muito, destacando o exemplo de pessoa que ela é para todos, independente de ser mulher, devido à sua capacidade de enfrentar desafios, sempre com discrição, o que considera uma de suas principais características. Continuou afirmando que, em 2018, serão enviados ao Maranhão cerca de 19 bilhões em recursos para serem fiscalizados pela CGU e que outra bandeira a ser defendida é aprimorar os canais de informação para o cidadão e as políticas de desburocratização dos serviços públicos, simplificando-os.

Leylane, que assumiu o cargo de acordo com a Portaria 2.754 CGU, atua no órgão há 15 anos, onde já realizou trabalhos de auditoria e fiscalização de órgãos federais, do Governo do Estado e municípios, participando também de diversas operações com a Polícia Federal, MPF e MPE, coordenando e executando atividades. Ainda atuou como instrutora de cursos de combate a fraudes nas Escolas Superiores do MPF, MPE e AGU.

Em seu discurso, Leylane expôs ser uma honra, não apenas para ela, mas para qualquer pessoa, liderar um grupo tão qualificado de profissionais, sempre dedicados em buscar o melhor resultado. “Estar à frente desta instituição em um estado que amarga índices sociais alarmantes, em grande parte provenientes da má gestão da coisa pública, torna o desafio maior e mais nobre ainda. Devemos acreditar que, por pior ou melhor que seja o cenário, as nossas escolhas podem ser boas e importantes não apenas para nós mesmos, mas também para o próximo. Que a mudança que tanto queremos e tanto exigimos do mundo comece dentro de cada um de nós”. Finalizou agradecendo a mãe – que não pode comparecer por motivo de saúde, e ao pai falecido pela educação recebida e por terem feito-a acreditar que sonhos grandes são possíveis mesmo quando os olhos não são capazes de enxergar.

Prestigiaram a posse diversas autoridades, entre elas da Polícia Federal, Secretaria de Estado da Transparência, Ouvidoria Geral do Estado, Incra, Abin, Embrapa, além de familiares de Leylane, servidores da CGU e a imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *