Flávio Dino não cumpriu promessa de repasse de verba a creches

Piauí/Folha de São Paulo

Quando estavam em campanha, Flavio Dino (PCdoB), hoje governador do Maranhão, ele registrarou em seu programa de governo poucas promessas de políticas públicas voltadas às mulheres – todas elas na área da saúde. Dino disse que só faria transferência de recursos às cidades que mantivessem ações de atenção à saúde feminina.

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Lupa volta às promessas feitas às eleitoras na campanha de 2014 para ver se saíram ou não do papel. É a série SobreElas. A seguir, o resultado da análise sobre o Maranhão:

“Condicionar transferências voluntárias de recursos aos municípios à implantação de (…) creches no território municipal”
Página 10 do programa de governo que Flávio Dino (PCdoB), hoje governador do Maranhão, registrou no TSE em 2014De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) do governo do Maranhão, os repasses voluntários na área de educação se dão exclusivamente por meio do Programa Escola Digna. O programa, contudo, não é voltado apenas para municípios que pretendem construir creches. A educação infantil nem sequer é mencionada nos objetivos principais do Escola Digna.

A construção de creches é política fundamental para viabilizar o retorno de mães ao mercado de trabalho. Condicionar transferências voluntárias do governo do estado à construção delas nos diferentes municípios seria uma forma de estimular ações voltadas à educação infantil. No entanto, esta condição não foi imposta às cidades maranhenses.

Segundo a Secap, as ações do Escola Digna contemplam desde melhorias físicas de escolas até a capacitação do corpo docente, incluindo as redes estaduais e municipais de ensino. No entanto, para implementação dessas ações, “o governo destaca equipes de técnicos que realizam levantamento de demandas, viabilidades e prioridades do setor, a partir das quais são priorizadas a atenção aos municípios para atendimento em pré-escola e ensino fundamental”.

Ao comentar a checagem, o governo do Maranhão também listou ações que resolveu “catalisar” e que dizem respeito às mulheres. Citou a criação do Comitê Estadual de Apoio Técnico aos Municípios (Ceatam), que busca promover articulações entre municípios e órgãos do governo estadual para o atingimento das metas necessárias à certificação com o Selo Unicef. Também destacou que faz repasses mensais para hospitais de pequeno e médio porte das cidades maranhenses para utilização na área da saúde em geral, o que inclui assistência materno infantil. E listou a oferta dos serviços da Carreta da Mulher, ação que possibilita acesso rápido e direto a exames preventivos, mamografias e ultrassonografias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *