Weverton Rocha é o mais faltoso na Câmara Federal; Fufuca e Marreca completam a lista

Investigado pelo Supremo Tribunal Federal por crimes de peculato e corrupção ativa e passiva, Weverton Rocha foi o deputado federal maranhense que mais faltou em 2017. Com 43 faltas o equivalente a 36,1% das 119 sessões, o pré-candidato ao Senado é o maranhense mais faltoso entre os 18 que representam o estado na Câmara Federal.

Caso fosse levado em consideração o critério de presença mínima, 75%, assim como é aplicado na Educação brasileira, Weverton Rocha estaria reprovado por excesso de faltas. Todas as 43 ausências foram justificadas e apresentam o status de “missão autorizada” no site da Câmara Federal.

Procurado para comentar sobre suas ausências, Weverton Rocha justificou: “Fui líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados em 2016 e 2017, uma atividade que implica reuniões, articulações e atuação que às vezes acontecem na Câmara, mas não em plenário”.

Questionado sobre o fato de ser pré-candidato ao Senado seria a justificativa para tantas faltas, Weverton desconversou e não deixou claro se vai pedir licença para se dedicar a pré-campanha. “Essa é uma decisão que tomarei ou não de acordo com uma avaliação de necessidade”, explicou.

O levantamento das faltas é do blog do Diego Emir com base nos dados fornecidos pela Câmara Federal. Foram levados em contas, os deputados federais maranhenses que estiveram no cargo ao longo de 2017 na condição de titular.

Além de ausente do plenário, Weverton Rocha enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Regional Federal. No STF, os Inquéritos 3621 e 3394, apontam crimes contra Lei de Licitações, peculato e corrupção. O primeiro caso investiga a suspeita de irregularidades na contratação de emergência para obras do ginásio Costa Rodrigues quando o deputado foi secretário estadual de Esporte no governo Jackson Lago. A segunda investigação apura se Weverton participou de desvios de verbas no Ministério do Trabalho, quando era assessor especial do ministro Carlos Lupi, por meio da contratação irregular de ONGs. No TRF, Weverton é investigado por danos ao erário em relação aos recursos do FNDE.

Em relação a essas investigações, Weverton enviou uma declaração do STF para fins eleitorais afirmando que “nada consta”, o que só revela que ele não está condenado.

Além de Weverton Rocha, os deputados André Fufuca (PP) e Júnior Marreca (PEN) também estão entre os mais faltosos. O presidente do PP faltou a 40 sessões das 119 sessões (33,6%%), todas elas sob a justificativa do exercício da atividade parlamentar. Enquanto isso, o ex-prefeito de Itapecuru-Mirim faltou 35 vezes, 12 sem justificativas.

Ao tomar conhecimento desta reportagem, o deputado Aluisio Mendes esclarece que todas as suas faltas em sessões na Câmara foram devidamente justificadas: ou foram por motivo de saúde (comprovado por atestados médicos), missão oficial ou outras atribuições do mandato parlamentar. Tanto que, no próprio site da Câmara, no resumo, não há nenhum registro de falta não justificada.

Confira o ranking dos mais faltosos:

1º Weverton Rocha – PDT – 43 faltas – 63,9% de presença

2º André Fufuca – PP – 40 faltas – 66,4% de presença

3º Júnior Marreca – PEN – 35 faltas – 70,6% de presença

4º Waldir Maranhão – PP – 35 faltas – 70,6% de presença

5º Zé Carlos – PT – 28 faltas – 76,5% de presença

6º Juscelino Filho – DEM – 25 faltas – 79% de presença

7º Aluísio Mendes – Podemos – 23 faltas – 80,79% de presença

8º Deoclides Macedo – PDT – 16 faltas – 81,2% de presença

9º Eliziane Gama – PPS – 21 faltas – 82,4% de presença

10º Zé Reinaldo – SEM PARTIDO – 19 faltas – 84% de presença

11º Rubens Júnior – PCdoB – 15 faltas – 87,4% de presença

12º João Marcelo – MDB – 14 faltas – 88,2% de presença

13º Alberto Filho – MDB – 13 faltas – 88,79% de presença

14º Cléber Verde – PRB – 9 faltas – 92,4% de presença

15º Hildo Rocha – MDB – 7 faltas – 94,1% de presença

16º Luana Costa – PSB – 5 faltas – 95,8% de presença

17º Pedro Fernandes – PTB – 1 falta – 99,2% de presença

18º – Victor Mendes – PSD – Nenhuma falta – 100% de presença

10 thoughts on “Weverton Rocha é o mais faltoso na Câmara Federal; Fufuca e Marreca completam a lista

  1. Isso não é nenhuma novidade por isso que todos eles quando entram na política não desejam mais sair porque têm um salário altíssimo muitas vantagens além do fato de que não precisam comparecer ao seu local de “trabalho” o mais incrível é que a população parece gostar da vida de nababo que essescaras têm porque sempre conseguem, infelizmente, se reeleger.

  2. Esse é o pré-candidato à Senador por parte de Flávio Dino?? É disso que os comunistas gostam, trabalhar menos e ganhar cada vez mais! Ganhar sem fazer nada, fazendo só o “H”. O Maranhão precisa de um Senador assíduo, presente, para trabalhar firme pelo nosso Estado! Não precisamos de preguiçosos e faltosos!

  3. Todas as faltas foram autorizadas, então isso quer dizer que não tem nada de ilegal nisso, até pq ele é deputado do maranhão e pode ocorrer de resolver sempre alguma coisa aqi msm no nosso estado.

  4. Esta aqui no blog:Todas as 43 ausências foram justificadas e apresentam o status de “missão autorizada” no site da Câmara Federal. Assim como na escola, se as faltas forem justificadas, serão abonadas, então há uma certa incoerência, creio eu

  5. Faltas justificáveis, Weverton é um dos poucos deputados que defende o trabalhador e muita dessas ausências o dep estava em reuniões contra a reforma trabalhista. Vi o dep várias vezes dando entrevistas na globo news, sempre atuante, defendendo nós trabalhadores e o Maranhão

  6. Weverton defendeu muito o trabalhador durante esse ano que passou, contra as reformas do golpista, e todas as faltas foram justificadas como a propria matéria diz, logo, deve ter sido algum problema pessoal ou profissional nada de mais, segue o baile. matéria desnecessaria.

  7. Faltas essas que aqui no blog mesmo está falando que foram justificadas e o que eu vejo é Weverton atuante em reuniões contra a reforma trabalhista e da previdência, porq nao basta comparecer, tem que trabalhar!!!

  8. O titulo da materia deveria ser DEPUTADO WEVERTON É UM DOS DEPUTADOS QUE MAIS FALTARAM PARA FAZER REUNIÕES E LUTAR CONTRA REFORMAS DA PREVIDÊNÇIA.

  9. E, às pessoas acham que ele faltou para lutar pelo direito delas, incrível que em pleno século XXI ainda há pessoas que acreditam em saci pererê. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *