Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

ALEMA retoma trabalhos na próxima semana de olho na eleição; expectativa é de 1/3 de renovação

29 de Janeiro de 2018 : 09:58

Na próxima segunda-feira (5), a Assembleia Legislativa do Maranhão retoma as atividades parlamentares. Será um ano movimentando e com debates mais acalorados por conta da disputa eleitoral. Assim como nas legislaturas anteriores existe uma expectativa de oxigenação e de acordo com a média pelo menos 1/3 dos deputados devem ser renovados. Em 2014, o percentual ficou em 46%.

Na eleição desse ano, o número de vagas abertas já está garantido em seis, afinal Josimar de Maranhãozinho (PR), Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (PMN), Andréa Murad (MDB) e Edilázio Júnior (PV), já anunciaram que vão disputar outros cargos eletivos. Já Graça Paz (PSL), não vai para reeleição, dando espaço para seu filho Guilherme Paz. Existem dúvidas em relação a Edivaldo Holanda (PTC), mas o próprio ainda não oficializou se vai ficar fora da disputa.

Na conta dos que vão disputar a reeleição e correm risco de não se reeleger estão: Cabo Campos (DEM), Levi Pontes (PCdoB), Francisca Primo (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Valéria Macedo (PDT) e Rigo Teles (PV). Tanto que boa parte destes já articulam trocas partidárias buscando a sobrevivência política.

Já na relação daqueles que vão para reeleição segura estão o presidente Othelino Neto (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT), Rogério Cafeteira (PSB), Wellington do Curso (PP), Sousa Neto (PROS), Adriano Sarney (PV), Antônio Pereira (DEM), Zé Inácio (PT), Glalbert Cutrim (PDT), Stênio Rezende (se puder concorrer) e Edivaldo Holanda (se concorrer).

Os demais membros do parlamentar estadual vão para a disputa com boas chances de reeleição, mas também correndo risco com a chegada de nomes de peso para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Entre eles destacam-se Marcelo Tavares (PSB), Detinha (PR), Adelmo Soares (PSDB), Helena Duailibe (sem partido), Honorato Fernandes (PT), Leonardo Sá (PCdoB), Manoel Ribeiro (PRB) e outros.

Vale a pena ficar atento as articulações, trocas partidárias e movimentações dos deputados e dos pretendentes ao cargo de deputado estadual.

3 comentários em “ALEMA retoma trabalhos na próxima semana de olho na eleição; expectativa é de 1/3 de renovação”

  1. Thiago

    4 meses atrás  

    Adriano Sarney é um jovem político que vem se destacando na politica. Tem tudo para futuramente ser governador do Maranhão!

  2. clarice

    4 meses atrás  

    Vem muito trabalho por ai, ano eleitoral é corrido

  3. HIgo

    4 meses atrás  

    Legal,acredito que vamos ter boas eleições com ótimos candidatos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>