PT diz que aliança eleitoral no Maranhão terá de ser submetida à Executiva Nacional

Em carta divulgada a todos os diretórios estaduais no último sábado (16), o PT determinou que as alianças eleitorais a ser definidas no Maranhão e nos demais estados devem ser submetidas à Comissão da Executiva Nacional. A decisão ligou o alerta dos comunistas e dos petistas que defendem a manutenção do apoio ao PCdoB no Maranhão. Isso acontecem, pois os membros do PMDB no estado já anunciaram que desejo o apoio de Lula em 2018.

Na carta endereçada aos petistas é anunciado: “Nossa estratégia eleitoral para ser vencedora levará em conta as dinâmicas regionais, mas afirmamos categoricamente a supremacia do projeto nacional sobre as disputas locais. Para efetivar essa política, fica desde já estabelecido que toda e qualquer definição de candidaturas e política de aliança nos estados terá que ser submetida antecipadamente à Comissão Executiva Nacional”.

A decisão tende a favorecer uma reedição da aliança do PMDB com o PT, uma vez que a relação dos peemedebistas com Lula é bem melhor do que a do governador Flávio Dino e demais comunistas.

No documento do PT, não fica claro se existe algum veto a algum partido, mas é citado explicitamente o PSDB e DEM, além da citação ao Governo Golpista de Temer, ou seja, abre uma possibilidade para uma recomposição com o PMDB.

Por outro lado, atualmente Flávio Dino constrói uma aliança visando ter o DEM em sua chapa majoritária com Zé Reinaldo Tavares, o que facilitaria o desembarque do PT dessa aliança esdruxula.

Sarney, Lobão e Roseana já disseram que mantém contato com Lula e desejam o seu apoio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *