Eliziane Gama discute com Natalino Salgado vinda de recursos para Hospital Universitário da UFMA

Considerado o maior e melhor hospital universitário do país, o HUUFMA vem sofrendo com os repetitivos cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal. Preocupada com essa situação – afinal o HU atende mais de 12 mil maranhenses por mês – a deputada federal Eliziane Gama (REDE), visitou o professor Natalino Salgado nesta quarta-feira (30) e juntos discutiram soluções para evitar uma queda na qualidade do atendimento.

O ex-reitor da UFMA, Natal elizianenatalino2ino Salgado, apresentou para Eliziane a estrutura do hospital que é considerado o melhor do Maranhão da rede privada e pública. O médico lembrou que o repasse do Governo Federal não chega ser nem a metade do necessário para manter as atividades, mas por conta da gestão e planejamento, desenvolvida pela atual administração, está garantida uma estabilidade no atendimento ao público.

A superintendente da EBSERH no Maranhão e diretora do HUUFMA, Joyce Lages, também participou do encontro com a deputada federal. Eliziane Gama que se comprometeu em destinar emendas parlamentares para o hospital. A parlamentar argumentou: “É extremamente importante darmos atenção e garantir que o trabalho desenvolvido aqui permaneça, afinal, milhares de pessoas do Maranhão e dos estados vizinhos dependem dessa unidade hospitalar”.

Natalino Salgado agradeceu a atenção da deputada federal e a convidou para conhecer por completo todas as unidades do Hospital Universitário Presidente Dutra, que atualmente compreendem mais de 10 imóveis distribuídos na região central de São Luís e no Itaqui-Bacanga. “O trabalho desenvolvido pelo HU tem uma relevância muito alta para o Maranhão, aqui desenvolvemos atendimentos de média e alta complexidade. Realizamos transplantes, o único hospital habilitado no estado. Porém estamos sofrendo com os cortes que o Governo Federal vem impondo, precisamos de ajuda”, explicou.

elizianenatalinoEliziane Gama se prontificou em engajar-se no trabalho de buscar mais recursos para o HUUFMA e aproveitou para enaltecer a gestão de Natalino Salgado a frente da Universidade Federal do Maranhão ao longo dos últimos 8 anos. A deputada federal lembrou que nenhum outro gestor público fez tanto pela educação do estado como o ex-reitor.

Durante o encontro, a diretora do HUUFMA, Joyce Lages, ainda apresentou alguns projetos pioneiros desenvolvidos pelo hospital como o Método Canguru que é reconhecido internacionalmente pela Unicef.

Ao fim da visita, Natalino e Eliziane agendaram novos encontros para discutir questões relacionadas a saúde pública, principalmente em relação a principal unidade hospitalar federal em atividade no Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *