A um ano da eleição, saiba quem são os pretensos candidatos à Prefeitura de São Luís

A um ano das eleições municipais de 2016, partidos políticos têm iniciado conversas sobre possíveis candidaturas e alianças para a disputa pela Prefeitura de São Luís. Até o momento, ao menos dez dos 35 partidos existentes já têm nomes de pré-candidatos que poderão concorrer ao cargo de administrador da maior cidade do Maranhão no dia 2 de outubro do ano que vem.

Atual prefeito, o pedetista Edivaldo Holanda Júnior (186.184 de votos no primeiro turno e 280.809 no segundo) é candidato à reeleição, afinal todo o seu grupo se prepara para esta disputa, assim como o governador Flávio Dino (PCdoB), enxerga no aliado a consequente consolidação do poder político no estado.

A respeito de possíveis alianças, o partido tem como certo o apoio do PCdoB e PTC, mas também tem conversado com outras legendas que podem confirmar apoio: PTB, PSL, PSB, PRB, PRP, PT, PRTB, PEN, DEM, PMDB e PSC. Desses, até o momento, os mais próximo são o PTB do vereador Pedro Lucas Fernandes que já garantiu apoio, o PRP e PRB de Severino Sales e Cléber Verde que possuem secretarias na administração municipal e PT e PRTB que tem relação muito próxima com o prefeito.

O PCdoB deve indicar o vice nesta aliança, nomes como do secretário de Articulação Política, Márcio Jerry e do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, surgem com força. Mas ainda existe a possibilidade de uma composição com o PMDB, que pode indicar a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

Caminho próprio

Apesar de contar com duas secretarias na gestão Edivaldo, o PSB pretende ter uma candidatura própria à prefeitura de São Luís, afirma o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira..

Um dos nomes que podem disputar a prefeitura pelo PSB é o do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré. O socialista não esconde seu desejo de disputar o cargo, tanto que anunciou no último encontro da legenda no Maranhão no final de agosto.

Outra possibilidade pensada pelo partido é o atual senador Roberto Rocha, que foi vice-prefeito de Edivaldo Holanda Júnior. Inclusive o parlamentar foi quem indicou os dois nomes que ocupam as pastas na administração municipal. Em reunião do diretório estadual do PSB já foi manifestado o desejo de entregar os cargos.

Trio

O PSDB tem três pré-candidatos à prefeitura de São Luís: o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o deputado estadual Sérgio Frota e o deputado federal João Castelo, segundo a assessoria do partido. Porém não é descartada a possibilidade do partido compor com Eliziane Gama (REDE). Nos bastidores, especula-se que Pinto Itamaraty trabalha para ser vice da parlamentar.

Nova tentativa

Uma das surpresas da eleição de 2012, a deputada federal Eliziane Gama tentará, mais uma vez, vencer a corrida pela prefeitura de São Luís. Há três anos, a política que era do PPS obteve 70.582 votos, terminando em terceiro lugar e se tornando uma surpresa ao superior nomes como Tadeu Palácio (PP) e Washington Luiz (PT).

Apesar de ter ido sozinha no último pleito, dessa vez ela deve ter alianças com partidos como o PR, PP DEM, PPS, PSD, PV, PSB, PSDB e PMDB. Inclusive Eliziane Gama também conversa com o PT. É possível reparar que siglas citadas que conversam com Edivaldo também dialogam com a deputada.

O PV, porém, pretende ainda lançar a candidatura da vereadora Rose Sales, mas poucos acreditam na candidatura da parlamentar.

O PR ainda não garante apoio a Eliziane Gama. O partido tem como principal membro em São Luís, o presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum, que também faz jogo duro.

Volta

Quem pretende voltar a disputar cargo majoritário é o ex-secretário da Saúde, Ricardo Murad. Ainda filiado no PMDB, o cunhado de Roseana Sarney tenta a todo custo se manter na legenda e garantir seu nome na disputa, porém uma disputa com o deputado estadual Roberto Costa, o afasta do partido e ele deve procurar outra legenda.

É bem provável que o caminho de Ricardo seja o PTN, PSDC ou PROS, ele negocia com os três partidos e já teria controle dos dois primeiros através do deputado estadual Sousa Neto e do deputado federal Aluísio Mendes.

Outro que deseja retornar as disputas majoritárias é o médico João Bentivi que até pouco tempo atrás estava no PRTB, mas acabou sendo expulso pelo novo presidente Soliney Silva. Ele garante que será candidato por outra legenda mais forte.

Nanicos

O PPL deve lançar o nome do médico Zeluis Lago que é irmão do ex-governador Jackson Lago.

Conhecido por sua atuação na Comissão de Direitos Humanos da OAB, o advogado Luís Antônio Pedrosa é apontado como pré-candidato pelo PSOL.

O PSTU trabalha o nome de Saulo Arcangeli, mas não é descartada a possibilidade de Marcos Silva retornar as disputas eleitorais majoritárias.

Estes dois últimos partidos podem também fazer uma composição com o PCB. Em 2012, PSOL já fez essa aliança.

Solidariedade, PTdoB, PMN, PHS, Novo e PMB não tem seus destinos definidos por enquanto em São Luís.

PCO é a única legenda que ainda não possui diretório no Maranhão.

As candidaturas oficiais serão conhecidas apenas entre 20 de julho e 5 de agosto de 2016, período em que os partidos farão as inscrições na Justiça Eleitoral, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

1 thought on “A um ano da eleição, saiba quem são os pretensos candidatos à Prefeitura de São Luís

  1. Vejam só a ACIDEZ dos COMPONENTES da SOLUÇÃO dos nossos problemas: Rose Sales; Antonio Pedrosa; João Castelo; Ricardo Murad e; Elisiane. COM ESSA GAMA não terá como Edivaldo REAGIR, a CORROSÃO será tão inflexível que o Ph ( Prefeito holandinha ) chegará a um PATAMAR próximo de zero (0). BASICAMENTE é o que aponta o incipiente RECIPIENTE da BORBULHANTE ELEIÇÃO ( 2016 GRAUS ) do ano que se aproxima. Essa é a FÍSICO-QUÍMICA DA DISPUTA. E, bioLOGICAMENTE, essas “forças” PARALELINÉRVIAS ensaiam SINAPSES que se opõem ao COMANDO do SISTEMA NERVOSO CENTRALIZADO do auto-elogioso Flávio Dino.

    VAI SER MUITA ADRENALINA !

    Marco Antonio Carvalho Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *