UFMA cancela matrícula de estudante de medicina, após recomendação do MPF

Após recomendação feita pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) cancelou a matrícula da estudante de medicina Ivana Santos Vale, realizada do Campus Pinheiro (MA), no 2º semestre de 2014. A aluna teve sua matrícula irregular, pois ingressou pelo sistema de cotas de rede pública de ensino, quando na verdade cursou o ensino médio em instituição privada.

No momento da matrícula, a estudante apresentou um certificado de conclusão de curso do Centro de Ensino Rio Amazonas, escola da rede pública estadual de ensino no município João Lisboa (MA). Entretanto, a Secretaria de Estado da Educação – Unidade Regional de Imperatriz informou que não consta nos registros dos certificados da escola pública o nome da estudante e a Direção da escola particular Centro de Ensino Upaon-Açu, em São Luís, declarou que Ivana Santos Vale cursou regularmente nessa unidade as três séries do ensino médio entre 2009 e 2011.

Além do cancelamento da matrícula, também foi determinada a instauração de procedimento de investigação para apurar eventual prática de crime.Segundo o procurador da República Juraci Guimarães, o MPF/MA dará continuidade nas investigações no vestibular de 2014, e mais irregularidades poderão aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *