Secretário revela: médicos fazem reservas de leitos em unidades de saúde

O secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, cada vez mais dá demonstrações que não tem controle do sistema que administra. Em recente palestra na Faculdade de Medicina da UFMA, o gestor afirmou para uma plateia de médicos e profissionais do ramo, que infelizmente existe uma prática nos hospitais da rede estadual que ele não consegue resolver: a reserva de leitos feitas por médicos.

Foi o próprio Marcos Pacheco que fez a revelação durante a palestra sobre o Sistema de Saúde do Maranhão. Na oportunidade ele falou dos altos custos que tem a frente da SES e as dificuldades que enfrenta para resolver os problemas, entre elas, as vagas em hospitais público. “Infelizmente muitos médicos acham que são donos dos leitos nas unidades de saúde, um exemplo que dou é o que acontece no Hospital Carlos Macieira, as vezes um pneumologista não libera um leito para uma pessoa que está precisando lá no Socorrão, pois o problema dela é cardiológico, ou seja, as vezes o paciente nem consegue ter a oportunidade de ter o tratamento por conta dessa prática”, revelou.

Após a palestra dada, um gestor fez um comentário a este jornalista, afirmando que percebeu uma enorme dificuldade do secretário Marcos Pacheco em conseguir desenvolver um tema que é amplamente discutido por administradores do SUS e ainda comentou que a reserva de leito ocorre por falta de gestão do médico, afinal a prática já foi extirpada de muitos hospitais públicos, inclusive no Maranhão, um dos exemplos que ele deu foi o Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), que todos os leitos são regulados pela direção e a disposição da população que precisa, oferecendo atendimento universal e gratuito como rege a lei do SUS.

Vale lembrar que em recente decisão, o Tribunal de Justiça do Maranhão obrigou o estado a internar um paciente que estava precisando de UTI no Socorrão I, dessa forma, o Hospital Carlos Macieira teve de encontrar um leito para o autor da ação.

A fala de Marcos Pacheco merece atenção do Ministério Público, afinal fazer reserva de leito, seja por médico ou até por planos de saúde em hospitais privados é crime. Várias decisões dadas em todo o país já condenaram médicos, direção de hospitais, planos de saúde, secretários de Saúde e até mesmo governadores e prefeitos por conta do cometimento da prática.

Enquanto isso, muitos maranhenses morrem sem ter a oportunidade de tratamento por falta de controle na gestão da Saúde.

1 thought on “Secretário revela: médicos fazem reservas de leitos em unidades de saúde

  1. Petinhada publicada em 16/09/2015

    Qual é o hospital do estado, na Grande São Luís, que tem leitos vazios mas ninguém consegue uma vaga para internar???!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *