Câmara Técnica de Saúde discute indicadores sociais da Baixada Maranhense

Indicadores sociais foi o tema de discussão de mais uma reunião da Câmara Técnica de Saúde do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense. A apresentação ficou por conta de Ana Emília Figueiredo e Judith Pinho, membros da UNASUS e da UFMA, respectivamente. O encontro foi realizado no auditório central do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA).

A abertura do encontro foi marcada com a fala do presidente da FDBM, Flávio Braga, que voltou a destacar a importância do Fórum que é uma entidade da sociedade civil organizada e tem como finalidade principal criar uma rede de relacionamento entre os municípios da Baixada, “a fim de estabelecer um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público, para discussão das demandas históricas da região, buscando o seu desenvolvimento sustentável”, explicou.

forumbaixadahu2

O anfitrião da atividade, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destacou a importância da continuidade das atividades e ampliação do debate, que contou nesta edição com a participação de novos membros como a professora Nair Portela (eleita reitora da UFMA), Joice Lages e Sílvia Cavalcante, diretoras do HUUFMA, assim como outros participantes.

Inclusive durante a reunião desta terça-feira (25), Natalino Salgado apresentou uma proposta de realização de um Fórum com uma temática especifica voltada para a saúde da população da Baixada Maranhense. “Infelizmente, muitos municípios ainda vivem em uma realidade pior que que muitos países do continente africano, não podemos aceitar essa condição, temos de buscar melhorias, dialogar com os municípios para buscar soluções”, argumentou.

Judith Pinho, especialista em epidemiologia e professora do curso de medicina no campus de Pinheiro, destacou durante sua apresentação, que por conta da falta da presença do poder público em muitas comunidades, muitos já se acostumaram com a situação. “É de chocar, quando nossas equipes chegam para desenvolver o trabalho e muitos dizem que já estão acostumados”, relatou.

Manoel Braga, coordenador da Câmara Técnica da Saúde, apresentou propostas de desenvolvimento de políticas públicas a serem desenvolvidas em parceria com os municípios para reduzir o número de doenças e aumentar a qualidade de vida da população baixadeira.

Dr Cutrim ex-secretário municipal de Saúde em São João Batista e o bioquímico Antônio Gaspar, que também já foi deputado federal, também se posicionaram, ambos destacaram a importância da evolução do debate, assim como o caráter propositivo que vem obtendo os encontros da Câmara Técnica de Saúde do FDBM. Os ex-gestores disseram que estão se sentindo motivados com o empenho dos demais membros, principalmente do professor Natalino Salgado, que apresentou a proposta da realização do Fórum em Pinheiro.

O 2º Encontro da Câmara Técnica de Saúde do FDBM ainda contou com a presença de Aureliano de Oliveira Silva; Professora Rita Carvalhal, diretora de Ensino do HU; Milady Coordenadora da Residência Multiprofissional; Estela Cristina e Ana Beatriz, membros da Câmara, assim como técnicos do HUUFMA, totalizando uma plateia superior a 20 membros. A reunião ainda teve a cobertura das assessorias de comunicação da UFMA e do HU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *