Novo reitor do CEUMA está fazendo verdadeira “caça as bruxas” a professores da instituição

Apesar de ser uma das profissões mais importantes da sociedade, os professores fazem parte de uma categoria que é pouco valorizada e muito explorada. Seguindo essa lógica, o novo reitor da Universidade Ceuma (empossado em abril), Saulo Henrique Brito Matos, vem aplicando uma série de medidas que contrariam o regime de trabalho vigente dos profissionais da educação.

De acordo com relatos de vários professores do UNICEUMA, o reitor da instituição vem obrigando os docentes a dobrarem suas cargas horárias sem aumento salarial. Vale destacar, que o valor pago pela universidade por cada hora/aula é de apenas R$26, que chega a ser inferior ao que se paga em escolas de ensino médio ou preparatórios de pré-vestibular e cursinhos.

A estratégia do reitor do UNICEUMA de aumentar a carga horária sem aumento salarial, seria uma forma de compensar o baixo salário pago aos professores da instituição. Uma vez que ao aumentar a carga horária dos docentes, não vai haver reajuste no salário base.

A medida desagrada muitos professores, que insatisfeitos já pensam em pedir desligamento do UNICEUMA. Alguns ainda vão buscar uma solução via Justiça do Trabalho. Uma comissão de mestres foi formada e nos próximos dias uma denúncia estará sendo formalizada junto ao Ministério da Educação.

O setor mais complicado é na área da Saúde, onde os professores, principalmente do curso de Medicina ameaçam pedirem demissão coletiva, o que traria enorme prejuízo para a instituição que já tem nota baixíssima no ENADE na graduação citada. Caso isso venha ocorrer, o MEC pode acabar suspendendo as atividades do curso, uma vez que um dos pré-requisitos para o funcionamento da graduação é a presença de professores mestres e principalmente doutores.

Professores que preferem não se identificar já relataram que estão passando por constrangimento e ainda sendo humilhados ao serem ameaçados de demissão, caso não aceitem as novas condições impostas. Está ocorrendo uma verdadeira “caça as bruxas” na instituição. Vale lembrar que é norma nas Universidades Federais, o reitor ter no mínimo o título de Doutor para ocupar o cargo, enquanto isso o ocupante do posto no CEUMA, possui a titulação de Mestre e acaba colocando em situação vexatória, professores com titulação de Doutores e PHD.

Só quem perde com essa situação são os alunos e o UNICEUMA tem de se posicionar sobre o tema…

2 thoughts on “Novo reitor do CEUMA está fazendo verdadeira “caça as bruxas” a professores da instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *