UFMA vai sediar Simpósio “Democracia Representativa em Crise: Problemas e Soluções”

Acontece na próxima sexta feira, dia 26 de junho, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) o simpósio Democracia representativa em crise: problemas e soluções. O simpósio é organizado pelo grupo MUITOS de inclusão política, em parceria com o DCE da UFMA, e tem por objetivo levantar os problemas atuais de nossa democracia representativa e propor soluções a partir das considerações levantadas pelos palestrantes.

O simpósio contará com a participação, dentre outros, do Desembargador eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE (EJE-TRE/MA), Dr. Clodomir Reis, dos advogados especialistas em direito eleitoral e também professores da Escola judiciária, Dr. Edson Travassos Vidigal e Dr. Carlos Eduardo Lula, bem como do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Dr.  Tarcísio Vieira Neto, que vem à São Luís especialmente para participar do evento, a convite do grupo MUITOS.

“O evento é mais uma ação do projeto “empodere-se” do grupo MUITOS, e o objetivo é continuar levando não só ao meio acadêmico, mas à todos os cidadãos interessados, o aprofundamento de questões importantíssimas à condução de nossas vidas, que acabam sendo tratadas de modo superficial pela imprensa, muito por interesse de nossa classe política, que prefere deixar os cidadãos sempre como ‘marido traído’, ou seja, os últimos a saber do que está acontecendo”, explica Edson Vidigal.

Vidigal, que além de palestrante, é também o idealizador do grupo MUITOS, diz que o min. Tarcísio Vieira Neto aceitou de pronto o convite para palestrar aos maranhenses sobre tema tão importante: “o min. Tarcísio, que também é professor da UnB em Brasília, sempre foi um operador do direito eleitoral e da ciência política, tem várias publicações na área e tem uma atuação muito comprometida com os valores democráticos de nosso país. Já esteve aqui algumas vezes no passado como advogado e gosta muito de São Luís. Aceitou o convite com sorriso no rosto. Sei que nos brindará com uma enriquecedora exposição”.

O evento acontece oportunamente após a primeira rodada de votações na Câmara do Deputados sobre a tão falada “reforma política”, que no fim, no entender de Vidigal, “não passa de uma reforma politiqueira, onde apenas os interesses dos deputados foram votados, a população foi completamente excluída das discussões, e muita coisa foi votada inclusive completamente contra os anseios manifestados de forma contundente pelos cidadãos”.

O Simpósio Democracia participativa em crise: problemas e soluções é voltado para juízes, advogados, estudantes, professores e todos os cidadãos interessados. Será conferido certificado aos participantes presentes que tenham feito inscrição prévia. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo e-mail [email protected], com o assunto “Simposio democracia em crise: problemas e soluções”.

SERVIÇO

O quê: Simpósio “Democracia em crise: problemas e soluções”

Quando: Dia 26 de junho, sexta feira, das 9:00 às 18:00

Onde: Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão – Campus do Bacanga.

Informações: por e-mail ([email protected]) e por whatsapp (98 99225 3636)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *