Gutemberg Araújo emite moção de pesar pela morte de Mestre Apolônio Melônio

A Câmara encaminhou a moção de pesar nº 118/2015, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSDB), aos familiares e amigos do Mestre Apolônio Melônio, representados na pessoa da viúva, Nadir Olga Cruz, em virtude do seu falecimento, no dia 2 deste mês.

Em sua justificativa, Gutemberg diz que a morte de Mestre Apolônio é sentida por todos os ludovicenses, por representar grande perda para a cultura popular maranhense, uma vez que o cantador era um dos seus mais autênticos representantes, cujo legado inspira gerações.

“Devido sua grande sabedoria e humildade, o querido Mestre Apolônio contribuiu, de forma magnífica, para a cultura do nosso estado, realizando projetos sociais envolvendo a música e a dança, voltados para as crianças, os jovens e adultos, de forma saudável e em um ambiente familiar, mantendo as tradições e fortalecendo as raízes folclóricas, no Ponto de Cultura do ‘Boi da Floresta’, no bairro da Liberdade”, ressaltou Gutemberg.

Legado do Mestre – Nascido em São João Batista, em 1918, Apolônio Melônio desde criança já demonstrava seu talento artístico. Fundador do Boi da Floresta, um dos mais tradicionais do sotaque da baixada, e do Boi de Pindaré, ao lado do cantador Coxinho, Mestre Apolônio dedicou a vida à manutenção da tradição folclórica do bumba-meu-boi, Patrimônio Cultural Brasileiro.

Sua capacidade e dedicação à cultura popular foram reconhecidas, em 2011, pelo governo federal, que o agraciou com a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria concedida aos artistas brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *