Reitor Natalino Salgado anuncia climatização de 100% das salas de aula da UFMA em São Luís

O reitor Natalino Salgado anunciou na terça-feira (19), para diretores dos Centros de Ciências Sociais, César Castro; Exatas e Tecnologia, Ridvan Nunes; e Humanas, Francisco de Sousa, a climatização de 100% das salas de aula nos prédios desses Centros de ensino. Participaram também da reunião estudantes e professores do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT).

A licitação ocorreu na última sexta-feira (15), às 15 horas, na Prefeitura de Campus. O Prefeito de Campus, Guilherme Abreu, lembra que a licitação contempla não apenas a instalação de aparelhos, mas, também, a vedação das janelas, colocação de forros, troca de tomadas, troca de luminárias, troca de portas. “No CCSo, especificamente, será feita a troca e manutenção na rede elétrica, para que, com o aumento dos aparelhos de ar-condicionado, a rede possa suportar a carga”, explica.

A informação deixou os diretores entusiasmados, uma vez que a medida garante mais conforto e condições de trabalhos à comunidade. Cesar Castro, diretor do CCSo, lembra que já está à frente do Centro há nove anos e que assumiu a administração de forma precária. “Na época, a sala da direção era bem pequena e só tinha uma máquina de datilografar. Hoje, nosso cenário é diferente, recebo muito mais elogios que reclamações. Temos áreas de convivência para os estudantes do Centro, uma fachada bonita, arborização, auditório novo e só faltava a climatização das salas. Esse sempre foi meu desejo antes de entregar a direção do Centro”, relata.

O custo para essa contratação é de R$ 2.377.812,14. O reitor Natalino Salgado enfatizou que mais de 90% dos ambientes da Universidade já estão climatizados, restam apenas 10% para concluir toda a climatização dos espaços acadêmicos. “Estamos vivenciando uma nova etapa de conquistas e realizações. No início, não era possível climatizar todos os Centros, visto que precisava trocar toda a rede elétrica da Universidade para suportar a carga, além de instalar novas subestações de energia. Concluída essa etapa, faremos agora a instalação do sistema de climatização”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *