Aluisio Mendes é homenageado com a Ordem Timbira do Mérito Judiciário

O deputado federal Aluisio Mendes recebeu nesta sexta-feira (15) a medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho. A comenda concedia pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) é uma das maiores honrarias do poder judiciário. A solenidade foi presidida pelo Corregedor e vice-presidente do TRT-MA, o desembargador James Magno Araújo Farias.

A comenda Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída pela Resolução Administrativa nº 042, de 14 de março de 1990, e é entregue a cada dois anos por ocasião da posse do presidente e vice-presidente do TRT-MA. Os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos desembargadores do Tribunal. Cada membro do Conselho pode indicar até três nomes. A Ordem possui os graus de condecorações Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

De acordo com o desembargador James Farias, a comenda tem o intuito de agraciar personalidades e/ou instituições que se destacaram no Direito do Trabalho ou prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho do País. “O deputado Aluisio Mendes é um parceiro nosso, que hoje no Congresso Nacional está em defesa da Justiça do Trabalho”, destacou.

Números da Justiça do Trabalho 

O vice-presidente do TRT-MA, James ressaltou que o Tribunal Regional do Trabalho tem necessidade de crescer e aumentar o número de varas do trabalho nos municípios maranhenses. “O TRT do Maranhão é prejudicado, pois temos mais de 7 milhões de habitantes e apenas 23 varas do trabalho, enquanto que por exemplo, em Belém existem hoje mais de 20 varas do trabalho funcionando. Então, nós chamamos a atenção do Congresso Nacional e pedimos que o deputado Aluisio Mendes e a bancada maranhense nos ajudem a melhorar o atendimento, aumentando o número de varas do trabalho no Estado”, disse James.

Aluisio Mendes agradeceu a honraria recebida e falou da satisfação em ser agraciado com a comenda. “Sinto-me extremamente honrado em receber tal homenagem, ainda mais vinda da Justiça do Trabalho, que é muito atuante e um caso de sucesso. Sabemos que o Brasil é um dos únicos países do mundo que tem atendimento especializado em direito do trabalho para a população. A Justiça do Trabalho orgulha o nosso País”, observou o deputado.

O parlamentar também disse que ficou impressionado com os números da Justiça do Trabalho no Maranhão, tendo em vista as poucas varas e a qualidade e a celeridade do trabalho que vem sido desenvolvido pelo TRT-MA. “Comprometo-me a ser mais um na luta por maiores investimentos na Justiça do Trabalho do Estado. Irei solicitar aos meus colegas da bancada maranhense que possamos pleitear melhores condições de trabalho para estes juízes e servidores competentes, para que assim possam desenvolver um trabalho com ainda mais qualidade”, enfatizou.

Aluisio Mendes foi agraciado na categoria Grande Oficial.

Ainda foram homenageados durante a solenidade as três varas do Trabalho com maior produtividade em 2014, que foram 2ª Vara da Justiça do Trabalho em Imperatriz, a 7ª Vara da Justiça do Trabalho em São Luís e a Vara da Justiça do Trabalho em Barra do Corda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *