Helena Duailibe apresenta ações de vigilância e controle de zoonoses

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apresentou na tarde desta quarta-feira (18) ações de vigilância e controle de zoonoses que estão sendo realizadas na capital maranhense a representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal, vereadores e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A reunião foi coordenada pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

A iniciativa de convocar a reunião integra a proposta da Prefeitura de São Luís de promover uma gestão compartilhada para maior efetividade das ações. Durante o encontro, a secretária fez um relato da atuação do CCZ e informou sobre os processos burocráticos que estão em curso visando promover uma ampla reforma física e estrutural na sede do Centro de Controle de Zoonoses, que receberá também novos equipamentos para ampliar suas ações.

O coordenador do CCZ, João Batista Pires, disse que as atividades do órgão estão limitadas em alguns setores, situação que será resolvida com a reforma. “Atualmente, o centro faz vacinação, acompanhamento de animais doentes e vigilância de casos que ofereçam perigo à saúde pública, além do trabalho de orientação à população. Com a reforma, passaremos a fazer também o recolhimento de animais doentes, em fase terminal, com diagnóstico de leishmaniose ou que estejam em estado crítico”, explica.

A secretária Helena Duailibe propôs às instituições presentes à reunião iniciar um canal de diálogo para discussão e acompanhamento das ações de controle das zoonoses em São Luís e a garantia da saúde pública.

“A nossa política de atuação nessa área é pautada nas diretrizes do Ministério da Saúde, mas há espaço para a participação de órgãos municipais e não governamentais no debate das estratégias que estamos adotando para atingir os objetivos. Por orientação do prefeito Edivaldo, estamos iniciando essa articulação que vai fortalecer o controle das populações animais e a prevenção de zoonoses no Município”, disse.

Na reunião, a Semus explicou também que não recebe recursos específicos para o Centro de Controle de Zoonoses, pois os valores repassados pelo Ministério são para as ações de vigilância em saúde, nas quais o CCZ está incluído, e já está destinado um investimento de R$ 350 mil na reforma do Centro.

A Câmara Municipal de São Luís esteve representada na reunião pelos vereadores Pedro Lucas Fernandes (PTB), Bárbara Soeiro (PMN), Marquinhos (PRB) e Basileu Barros (PSDC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *