Prefeitura realizará Dia D de controle da Dengue e Febre Chikungunya

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza no próximo sábado (7), o Dia D de mobilização para o controle da Dengue e Febre Chikungunya na capital maranhense, conforme orientação do Ministério da Saúde. O evento terá concentração a partir das 8h30 na Praça Deodoro e na Cidade Olímpica, além de atividades nos sete distritos da cidade (Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão,Tirirical, Vila Esperança e Itaqui-Bacanga).

Entre as ações a serem realizadas estão visitas de agentes de saúde em residências para controle de focos e recolhimento de objetos que sirvam para acúmulo de água e possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti. As ações incluem ainda panfletagem nos Terminais de Integração e orientação sobre a prevenção da dengue e da febre chikungunya. A Semus vai realizar também uma fiscalização especial em borracharias, que poderão receber o Selo Legal, se atenderem aos requisitos de acondicionamento de pneus.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a dengue é um problema que precisa ser enfrentado com ações efetivas para apresentar resultados. “Em 2014 tivemos uma redução de 17% nos casos de dengue, em relação ao ano passado e, por determinação do prefeito Edivaldo, devemos intensificar a vigilância. Estamos reunindo todos os parceiros e a população numa grande cruzada de prevenção, para evitar não apenas novos casos de dengue, como também possíveis mortes causadas pela doença”, explica.

Na tarde desta quarta-feira, 4, a Semus reuniu o Comitê Municipal de Mobilização para o Controle da Dengue e apresentou a programação, que será desenvolvida com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. A ação não será restrita ao Dia D de mobilização, pois durante todo este mês de fevereiro, a Semus vai intensificar o trabalho preventivo, especialmente nas localidades onde há um grande índice de infestação da dengue.

Para reforçar o controle vetorial da dengue, o secretário adjunto de atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde, Arnaldo Muniz Garcia, anunciou a entrega de três veículos do tipo UVB (carro fumacê) para reforçar a frota municipal de nebulização espacial de combate ao mosquito transmissor da dengue.“Governo e Prefeitura estão firmes no propósito de evitar surtos epidêmicos e reduzir a incidência de casos de dengue; por isso, daremos o apoio logístico indispensável para a efetividade das ações“, disse.

Recentemente o Ministério da Saúde anunciou a capital maranhense como uma das 10 cidades do país que serão referência no Plano de Contingência de Estudo para o controle da dengue, doença que teve 928 casos notificados em 2014, em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *