Urnas gostam de contrariar o que dizem os institutos de pesquisa sobre eleições no Maranhão

Blog do Aquiles Emir

Os institutos de pesquisa de opinião públicas hoje servem mais para direcionar uma campanha eleitoral do que o perfil e as promessas dos candidatos. A cada rodada, uns se fortalecem e outros enfraquecem diante do eleitorado, mas nem sempre pesquisa e apuração coincidem. Eis alguns exemplos:

– Em 1990, João Castelo, segundo as pesquisas, iria vencer a eleição no primeiro turno, porém faltou 0,5 ponto para isto e no segundo turno perdeu para Edison Lobão.

– Em 1994, os institutos apontavam empate técnico entre Roseana Sarney e Epitácio Cafeteira e a pesquisa de boca de urna deu a vitória a Cafeteira, mas Roseana venceu.

– Em 2002, as pesquisas davam com certa a vitória de Jackson Lago ainda no primeiro turno. Crente disto, o candidato ingressou com ação na Justiça para que os votos de Ricardo Murad não fossem validados, pois levariam a eleição para o segundo turno. Quando as urnas foram apuradas, José Reinaldo Tavares ficou em primeiro lugar e Jackson tentou anular o que havia pedido à Justiça Eleitoral para poder haver segundo, mas sem sucesso.

– Em 2006, as pesquisas anunciavam a vitória de Roseana Sarney no primeiro turno, contudo veio o segundo e perdeu para Jackson Lago.

– Em 2010, as pesquisas indicavam que haveria segundo turno entre Roseana Sarney e Flávio Dino. Ela venceu no primeiro.

– Em 2014 – ???????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *