Governo do Maranhão faz nova tentativa de atrair voos ligando a Europa aos Lençóis Maranhenses

O Governo do Maranhão está partindo para uma nova tentativa de atrair voos da Europa para os Lençóis Maranhenses. Paulo Matos, ex-secretário de Turismo e que foi responsável pela retomada de voos importantes e assinatura de compromisso para novas rotas, está sendo o líder da missão. Desde o dia 9 de outubro até o próximo dia 17, ele se reunirá com representantes da SATA Açores Airlines para finalmente fazer a ligação aérea entre a Europa e os Lençóis Maranhenses.

Paulo Matos que agora é e Coordenador do Planejamento Territorial, Gestão Ambiental e Turismo Sustentável do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já tinha iniciado essas tratativas lá em 2022. Inclusive o vice-governador Felipe Camarão, chegou a ter encontros com a companhia aérea portuguesa no primeiro semestre de 2023, porém as negociações esfriaram.

Paulo Matos enquanto esteve a frente da Secretaria de Turismo conseguiu a volta do voo direto entre o Rio de Janeiro a São Luís por meio da GOL e com a mesma companhia deixou acertado o compromisso de Imperatriz voltar a ser rota e a criação de uma linha entre São Paulo e Barreirinhas, assim como fizeram entre Guarulhos e Jericoacara no Ceará.

Além dessas negociações, Paulo Matos conseguiu com a Azul a organização de um voo entre São Luís e Belém que permitia uma ligação mais rápida para os Estados Unidos, via aeroporto de Fort Lauderdale e iniciou as tratativas com a SATA Açores que faria pelo menos um voo na alta temporada entre Lisboa e São Luís, porém com uma parada em Ponta Delgada no arquipélago de Açores. O voo chegou a ser comercializado pela Taguatur Turismo, porém nunca houve o voo.

Agora com o título de Patrimônio Natural Mundial da Humanidade, os Lençóis Maranhenses ganham um outro patamar e é um desejo imediato do Governo do Maranhão ter uma rota ligando a capital maranhense ao Velho Continente.

Por enquanto, o Aeródromo de Barreirinhas não possui condições de receber grandes voos e nem mesmo os de médio porte como os ATR´s da Azul, por isso que ainda nem recebe o nome de Aeroporto. As adequações estão a cargo da Secretaria de Indústria e Comércio que não informa em qual estágio está a obra de melhorias.

Vale lembrar que em 2023 e 2024, a atual secretária de Turismo, Socorro Araújo, visitou diversas companhias aéreas brasileiras Gol e Azul, e estrangeiras como a Copa Airlines e Latam, para tentar atrair novos voos.

Como resultado, a Gol e a Latam reativaram a rota direta São Luís – Rio de Janeiro, assim como um novo ligando a capital maranhense a Belo Horizonte via Gol e o restabelecimento de um voo permanente em São Luís e Teresina via Latam, uma vez por semana.

O sonho do primeiro voo internacional regular para São Luís foi criado novamente com uma parceria da Embratur com o Governo da Jamaica para promover o turismo afro e de reggae, porém ainda não há firmado para a criação de uma rota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *