Podcast e entrevistas destacam os desafios do Jornalismo Ambiental no Brasil

Uma série de entrevistas com jornalistas renomados, discutindo os desafios do jornalismo ambiental no Brasil, será transmitida no programa Assembleia em Foco da Rádio Assembleia Maranhão e também no podcast da Comunicativa Assessoria e Propaganda. Entre os destaques estão conversas com Maria Regina Telles, Paulo André Vieira, Kátia Brasil, e outros profissionais que participaram do evento ((o)) eco 20 Anos: Seminário de Jornalismo Ambiental. O conteúdo aborda desde os riscos enfrentados por repórteres em áreas de conflito até o impacto das políticas antiambientais e as dificuldades financeiras nas coberturas de longo prazo.

Seminário de Jornalismo Ambiental Reúne Especialistas

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Rio de Janeiro foi palco do ((o)) eco 20 Anos: Seminário de Jornalismo Ambiental, que reuniu jornalistas especializados para discutir as dificuldades de cobrir crimes ambientais no Brasil, com destaque para a Amazônia. O evento contou com a participação de jornalistas de diferentes veículos, como Kátia Brasil, Juliana Mori e Paulina Chamorro, que falaram sobre os desafios financeiros e a segurança dos repórteres no campo.

Kátia Brasil, cofundadora do portal Amazônia Real, destacou que as coberturas de crimes ambientais são extensas, perigosas e financeiramente desafiadoras. “Nosso maior desafio é garantir financiamento para essas investigações”, afirmou. Paulina Chamorro, criadora do podcast Vozes do Planeta, frisou a relação entre a destruição da Amazônia e os impactos climáticos em todo o país. “Os rios voadores da Amazônia afetam o clima até no Sudeste do Brasil”, explicou.

Investigando Delitos Ambientais na Amazônia
O segundo dia do seminário trouxe a mesa “Investigando Delitos Ambientais na Amazônia”, onde jornalistas como Maria Regina Telles, Kendria Cavalcante e Maurício Ferro compartilharam suas experiências. Maria Regina Telles, que atua no Maranhão, relatou sua cobertura dos crimes ambientais na Terra Indígena Araribóia e ressaltou a necessidade de fortalecer as investigações e dar voz às comunidades indígenas locais.

Kendria Cavalcante, editora-chefe da Rede Amazônica, descreveu os desafios de trabalhar em uma área de tríplice fronteira e os riscos que correm ao conviver com as pessoas que denunciam. Já Maurício Ferro, fundador do Correio Sabiá, sugeriu o uso do WhatsApp como ferramenta para disseminar informações jornalísticas em regiões onde há desertos de notícias.

Além disso, Maria Regina Telles realizou entrevistas com Ana Lúcia Azevedo (O Globo), Herton Escobar (USP) e Maurício Bianco (Conservação Internacional Brasil), membros da mesa Biodiversidade na Manchete, além de dialogar com Cláudia Gaigher e membros da mesa Comunicação e Novas Mídias.

Conteúdo no Podcast e na Rádio Assembleia
Essas conversas e entrevistas serão veiculadas em detalhes no podcast da Comunicativa Assessoria e Propaganda e no quadro Sustentabilidade na Prática da Rádio Assembleia Maranhão, trazendo reflexões profundas sobre os desafios do jornalismo ambiental e a importância de amplificar as vozes de quem luta pela preservação do meio ambiente.

Acompanhe o conteúdo no podcast e não perca as transmissões na Rádio Assembleia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *