Moradores do condomínio Pleno Residencial pedem o fim de shows e circo no São Luís Shopping

Os moradores do condomínio Pleno Residencial, localizado no bairro do Jaracati, ingressaram com uma ação na Vara de Direitos Difusos e Coletivos de São Luís no ano de 2022, solicitando impedir a instalação de Circo e realização de shows em área próximo a área residencial. O argumento apresentado pelos residentes é que no local vivem quase mil famílias, algumas com autistas, idosos e recém-nascidos. E os eventos vem trazendo transtornos irreparáveis.

De acordo com uma moradora, o processo está em andamento, mas mesmo assim os órgão competentes liberaram a licença para instalação de um circo, o Kronner, com distância mínima. Durante as apresentações ocorre o espetáculo com o Globo da morte, que causa muito barulho e interrompem o sono dos residentes.

Outra alegação apresentada pelos moradores sobre a instalação do circo Kronner, assim como os demais que já passaram por lá é que o terreno não possui saneamento básico e os dejetos de animais, restos de alimentos e banheiros químicos acarretam a proliferação de muitos insetos devido o acúmulo de sujeira, além do fedor que incomoda.

Os moradores relembram que recentemente, a festa Arraial da Thay terminou às 6:15 da manhã, porém o síndico comunicou as autoridades policiais desde as 3 h horário limite permitido por Lei e nenhuma viatura compareceu, o Ministério Público também não se manifestou.

Os proprietários de imóveis do Pleno Residencial que tanto já sofreram com problemas iniciais da construtora Cyrela, agora clamam para que a Justiça tome uma decisão para evitar os abusos cometidos pelas atrações e evitar a desvalorização do imóvel.

104 thoughts on “Moradores do condomínio Pleno Residencial pedem o fim de shows e circo no São Luís Shopping

      1. Bem, agora quem tá errado nessa história provavelmente é a direção do shopping, pois os moradores não podem ser lesados dessa maneira, o circo não tem nada haver com isso, pois foi liberado a fazer os seus shows independente de quaisquer circunstância secundária.

      2. Mas quando os moradores chegaram o shopping já estava lá e já faziam eventos já sabiam dessa condição, então os incomodados que se mudem, já chega querendo botar banca no que já achou no lugar. Morei do lado de um bar com uma criança de 1 ano, quando eu mudei eu já sabia que teria barulho, comprei janelas a prova de som e pronto, nunca tive problemas nem barulho.

        1. Me dá teu endereço pra eu aparecer com caminhão de som de madrugada, aí eu quero ver tu rir bonito dessa palavra. E vai aprender o significado dela é rápido

    1. Se fosse ao lado da sua casa, você gostaria? Quem defende esse tipo de eventos ao lado de residências é porque nunca sofreu com perturbação sonora. Eu me solidarizo com os moradores do condomínio pleno porque também já vivi problemas semelhantes

        1. Verdade amiga, isto trás sérios problemas de saúde e ainda tem os que nunca sofreram esse problema sendo a favor dessa poluição sonora.

      1. É a pior coisa na vida de um ser humano, eu já passei por isso, com som em um bar perto da minha casa, mais vencir, ganhei a ação na justiça e o bar fechou, infelizmente as autoridades fazem vistas grossas para esse tipo de abuso, eles mesmos fazem as leis deles, e ninguém respeita, e devido uma licença financeira, estão essas pessoas ate de outros países tirando o sossego das pessoas.

    2. Com certeza você não é incomodado, nao sabe o quanto isso causa transtornos, sai da sua casa pra ir ” se divertir” e prejudicar os outros, é faci,
      já pensou vc chegar altas horas em casa, morto de bêbado e um vizinho estiver com o som insuportável? Chato né! Antes de falar merda, se coloque no lugar do próximo.

      1. Bêbado dorme até debaixo do chuveiro imagina com barulho… difícil é trabalhar no pesado até tarde e não conseguir dormir por causa do barulho. Isso sim é transtorno! Péssima comparação essa sua.

      2. O povo chato, se vc quer viver sossegado é só mudar para o interior faz igual eu fiz eu morava em São Paulo chegou um tempo que eu não aguentava mais as zuadas correria me mudei para o interior do Maranhão são Mateus do Maranhão agora é só paz

        1. Quem pode fazer isso…com certeza faz ou faria. Porem não se trata apenas de pensar que “os incomodados que se mudem” , mas de fazer valer PARA TODOS, a lei do silêncio e do limite de sons que é permitido com eventos dessa magnitude. Por um outro lado, vejo uma falha cometido no ato da venda desses imóveis. Pois Os proprietários deveriam ser alertados sobre essa problemática, para que tomassem decisões mais acertivas. Pois a maioria das vezes, o entusiasmado de obter seu próprio imóvel, ofusca a capacidade de perceber esse tipo de problema.

      3. “Poder público” brasileiro é uma piada. Crime de perturbação do sossego alheio escancarado, e nada fazem. Servidores só existem pra roubar dinheiro dos nossos impostos, pois na prática é isso que acontece: leis só no papel, na prática é ineficiência e impunidade.

    3. Situação complicada. Sempre tem um feliz e o outro triste. Mas vou ter que concordar com os moradores. Pq não levam o evento pra outros locais da cidade? Não existe apenas o estacionamento do shopping.

    4. Meu velho, quem tem que morar no interior é quem tem atitude de bicho, é no mato que as pessoas não tem vizinhos. Você conhece a lei 3.688 no seu artigo 42 ? Você conhece o limete pressão sonora em decibéis? Tu conhece o artigo 225 da CF/88 ? Tu sabe o que é direito de vizinhaça ? Atrações sem respeito com a dignidade da pessoa humana, não passa de uma politica de pão com circo. Vá neste exato momento em uma unidade publica de saúde Municipal ou Estadual, nem medicamento tem para ministrar em pacientes. Esse foi o resultado do reflexo do São Jõao que teve investimentos sem retorno.Outra coisa, cultura sem respeito a vida não é cultura e sim uma uma distorção da verdade. Não quera se diverte as costas do sossego alheio, tem direitos mais tambem tenha deveres em respeitar o que a lei determina. Nãos existe lei para pertubadores e sim leis para a manutenção da paz e do sossego e equilibrio do meio ambiente.

      1. Perfeito sua observação, esse pessoal que só quer saber de diversão, não sabe o que é chegar cansado do trabalho e não conseguir dormir

      1. Sou moradora do pleno e minha torre é a murici, justamente a virada pros espetáculos do circo. Estudo pra concurso público e é complicado n poder estudar na minha própria residência, devido ao inferno de um circo de frente pro meu apto. Só com a montagem do circo eu já sofri com os barulhos de ferragem, imagina com as atrações.

        1. Deyse, a audição é um sentido seletivo. Então dê ouvidos à sonoridade que lhe causa prazer e abstraia os demais barulhos. E bota sorte nos estudos e nas provas. Um assunto que sempre cai nas provas de concurso é a Eficácia Preclusiva da Coisa Julgada, art. 508, do CPC.

        2. Incomodado que se mude porque quando chegaram já encontraram o shopping
          Então deixem o circo porras affs credo sinceramente
          Kroner faz mais barulho mesmo eu apoio porque só mora gente mesquinha ai nessa área

      2. A questao não é o circo, é todos esses eventos que tira o sossego de quem trabalha o dia todo e não tem a dignidade de repousar dentro de sua casa. CHATO É VOCÊ, que deve ser outro pertubador. Aliás, faz o seguinte, leva o circo e coloca do lado de tua casa. E leia sobre ruidos sonoros que está no sait da Organização Mundial de Saúde ( OMS) e ver se não enche o saco de quem quer paz e sossego.

        1. Paulo, ponha na sua mente que tudo vale a pena se a alma não é pequena. Pelos menos foi um poeta quem disse isso. Se for mentira, paciência. Um poeta nada mais é do que um poeta

      3. Quem acha que é “frescura dos moradores”, vá lá e ofereça a vizinhança próximo a sua casa, do lado ou bem em frente de preferência pra montarem Show e Circos e descubra quem é grande palhaço da história: Você!!Depois de experimentar que Pimenta no cool dos Outros é refresco. Desejo que você , busque apoio em outras pessoas e nas autoridades em prol da sua situação e receba delas a mesma coisa que você ofertou aqui: falta de consideração e de empatia!

    5. Quem mora no interior é bicho e dentro do mato cerrado não existem vizinhos. Você conhece a lei 3.688 e seu artigo 42 ? Conhece o artigo 225 da CF/88 ? Você conhece os limites estabelecidos em decibéis ? Você conhece a lei de crimes ambientais(poluição sonora) ? Conhece a norma que tutela o direito do idoso e pessoas com problemas de saúde ?
      Divertimentos e atrações sem respeitar a dignidade da pessoa humana não passa de uma politica de pão com circo. Além disso, argumentar que isso trás economia é mesmo que tapar o sol com a peneira, ou seja, não adianta lucrar com poluição sonora, aviltando a paz e o sossego , agravando mais problemas de saúde que em consequência vai acarretar um sistema de saúde caótico . Desloque – se neste exato momento a uma unidade de saúde publica e testemunhará que não tem medicamentos para ministrar em pacientes. Tudo isso foi o reflexo de um São João gasto com dinheiro publico que não teve retorno. Sendo assim, Cultura e uma pseuda renda sem dignidade da pessoa humana, não passa da distorção da verdade e demagogia. Logo, a saúde, sossego, tranquilidade , paz e o meio ambiente equilibrado, estarão acima de qualquer argumentos desleais, que venham ficar a favor da ilegalidade e desumanidade.

      1. Só não entendi o que vc quis dizer “Que quem morar no interior é quem tem atitude de bicho.”.” Vamos ter um argumento mais de boas. Porque vim morar no interior porque quero paz. Mais assim vamos ver os direitos e dever de cada cidadão e fazer que eles sejam cumpridos segundo a lei.

        1. Senhor Thiago Leal da Silva, leia o primeiro parágrafo todo e você vai entender, veja até o final. Meu argumento não existe nenhuma carência aonde vc afirma não ser de boa . Não estou me direcionando a interior habitável e sim aos inabitáveis( mato cerrado) onde a vida selvagem não entende de direito e deveres sociais. Lugar onde os habitantes vivem por instintos naturais e não têm empatia e respeito ao seu próximo e nem pelas leis. Na hora de desfrutarem de seus prazeres não se importam com o sofrimento de seus semelhantes. Estes sim , podem colocar ruídos sonoros acima de 70 dB, 80dB, 90dB , 100 dB … em um lugar bem distante, lugar inabitável que ninguém vai reclamar e reivindicar a manutenção da paz social.

    6. Ngm é obrigado a aguentar barulho dos outros. Eles não vão morar no interior, pq foi nesse condomínio que escolheram morar. Tenha mais empatia pelo próximo

    7. Esse imbecil na certa mora na periferia arrodeardes de radiolas de regae nas alturas. O mala tu deve morar com os pais, nunca meteu a mão no bolso p comprar um imóvel. Ou deve morar ma lua o não saber q existem idosos, gestantes, autistas,..
      babaca !

  1. Hipocrisia, né ? Porque quando tem shows que eles podem aproveitar do apartamento deles..Eles não reclamam né? Como o circo é coberto..Então incomoda?

    1. Anny, todos os shows são fechados. A gente fica mesmo é com o barulho, a sujeira e as moscas. E ainda que algum ou outro morador goste de ouvir o que é tocado, a grande maioria comprou apartamento querendo paz e tranquilidade nos fins de semana. Esses eventos não estão acontecendo mais de vez enquanto. Eles estão ocorrendo todo fim de semana. O circo, então, nem se fala. Ele fica meses acabando com nosso sossego. Existem inúmeras outras áreas em SL que esses eventos podem ocorrer, mas eles colocam ao lado de área residencial?

    2. Minha senhora, você que comparar uma barulheira do inferno, do jeito que é essas festas do shopping, com área de lazer de condominio ? Condominio tem regras e sanções para quem infligir. 2 coisas totalmente antagonicas !!!

    3. Não tem como aproveitar. Pois, não dá pra ver nenum artistas. Somente ouvimos barulhos que incomodam até às 6h da manhã. No meu caso, levanto para trabalhar às 5h. Será que você consegue se ver nessa situação?

    4. Como você e espeta ,não quer pagar para ir a eventos..kkkkk
      Querida você não vê nada,só escuta barulho.
      Não faço ideia de onde você deve residir.

  2. Sensibilidade falta de quem fala a favor do circo. Vc mora aonde? Vamos combinar de levar o circo para px de sua casa vc aceita? As crianças autistas sofrem com o barulho e os idosos. Para quem não sabe física o som se propaga com o vento. A Thay além de fazer propaganda da Bahia trazendo atrações de lá, nem sligou para as crianças que da dinheiro para ela. Pq ela não faz no castelão? E pq o circo não vai para o anel viário na praça do João Paulo que só vive fazia?

    1. Eliane Camara, vc é muito cara de pau e desenformada. O barulho não afeta tão somente quem comprou apartamento no pleno, como você disse sabendo dos eventos. Do outro lado da avenida, tem moradores antigos que reclamam desses shows dos infernos que não respeitam limites em decibéis e nem hora para acabar. Tenta te informar direito antes de falar bosta.

  3. Os incomodados se retiram. Eu, vivia incomodado com esse tipo de evento e o trânsito, hoje, tou na paz, residindo numa casinha no pé da Serra, tirando leite da vaquinha logo cedinho, pescando com meu barquinho de remo, galopando a tardinha pra assistir o por do sol e … nemseimaisnemoque. Estresse? Ficou pra trás.

    1. Brother, te manca!!! Incomodado que se mude não, você mora dentro de uma sociedade que existem leis e normas, estas normas existem justamente para trazer respeito e equilíbrio social. Se tu mudou e foi morar no interior, pescar, andar de barco, tirando leite da tua vaca e etc… foi uma opção sua, ninguém vive baseado em atitudes e decisões de terceiros. Tu além de ser um mentiroso contumaz com essa tua história de mudança para o interior, tem caráter de pessoa que revela descaso pelas convenções sociais e pela moral. Realmente gente do teu tipo tem que mora é no pé da serra mesmo.

  4. Ninguém diz que não devem ter atrações na cidade, mas área residencial deve ser respeitada. Vc gostaria de passar a noite acordada por conta de barulho? Imagina uma criança autista, um idoso, uma mulher com filho recém nascido! Respeito pelo próximo é sempre bom!!!

  5. Esses moradores do Pleno reclamando de barulho? É o prédio mais barulhento do Brasil. Todo dia alguém quebrando apartamento pra lá e pra cá… tem 30 obras por dia.

  6. Povo mais enjoado e chato de todos, ô condomínio pra ter gente ruim. O shopping já estava aí antes deles. Maior taxa de inadimplência de condomínios, bando de devedor que se acham ricos.

  7. Povo tá reclamando de dejetos de animais do circo, faz tempo que circo não tem mais animais nas apresentações. Outra coisa é reclamar de insetos, deveriam ter visto o local antes de comprar apartamento nesse condomínio aja vista que foi construído onde era um lixão, as alegações está ruim por isso nem uma autoridade deu crédito.

  8. Hipocrisia corre solta. Idoso e criança autista tem em todo lugar. Pq Thay não vai pra Castelao e João Paulo ? Ou anel viário. Claro que não bb. Já viu a vizinhança lá ??? Morar em cima de antigo lixão tem lá seus percalços !!!!

    1. Eloi, o que realmente corre solto aqui é teu cinismo em dizer que: “ Criança, idosos e autistas tem em todo lugar” Não se esqueça que respeito e dignidade também ainda existem em todo lugar. Morar em Castelão ou no Anel Viário nunca foi área residencial. Castelão e Anel Viário mencionado no discurso in loco, é porque já foram locais de grandes eventos e festas, principalmente o Anel Viário que já foi palco de atrações de circos e shows. Outra coisa é, teu argumento ESDRÚXULO, em comparar lixão com a construção do condominio. Lixão nunca existiu naquele ponto especifico do condomínio e mesmo se estivesse existido é passado, vivemos outra realidade. O condomínio edificado foi feito com função social que é característico de moradia.

  9. Minha senhora, você quer comparar uma barulheira do inferno, do jeito que é essas festas do shopping, com área de lazer de condominio ? Condominio tem regras e sanções para quem infligir. 2 coisas totalmente antagonicas !!!

  10. Seja no condomínio pleno residencial, seja no condomínio na península, seja no condomínio na litorânea, seja no condomínio Jardins ou nos bairros periféricos … Em todos os locais da grande São Luís, há esse tipo de situação. Ninguém tá plenamente livre dessa situação.

    1. Jomar, quem tem que mudar são atitudes de individuos que não respeitam a ordem e nem a paz social, ai sim o Estado vai deixar de ser atrasado, igual atua mentalidade. Alias, o que deixa de atrasar um Estado é a diminuição da corrupção no governo.

  11. Temos que incentivar os eventos culturais em nossa cidade por que isso movimenta a economia local , e mesmo assim a distância dos eventos que ocorre no local é muito distante do condomínio. Mas cabe a justiça determinar a melhor solução pro caso

  12. Eu moro na Torre que mais reclamar “Murici”, eu não tiro o direito de quem reclama, mas não concordo pois é uma atração para nossa cidade, gerando renda para diversas famílias envolvidas.

    Moradores que se sentirem incomodados, podem buscar uma maneira de isolamento acústico de seu apartamento.

  13. Se fosse morador eu falava era nada. Tacava logo era fogo no palco e nas tendas. Quero ver quem ficaria la! Tacava foguetes apontados pra la ou ate outrad coisinhas piores!

  14. Mais todos q compraram um AP nesse local já sabiam q lá tinha várias atrações até pq os shows e o circos sempre aconteceram lá antes mesmo de ter um condomínio nesse local então a culpa n é dos shows ou dos circos e sim dos corretores q N informaram aos q iriam comprar um AP nesse condomínio q lá tinha eventos e atrações e shows de em tempos em tempos compraram pq quiseram.

  15. Ué? Mas o shopping já não estava lá antes da construção do condomínio? Quem comprou já sabia q estaria sujeito a isso.
    Entendo q errado foi q concedeu autorização para construção do condomínio, pois ali desde sempre foi uma avenida com características comerciais e não residenciais.
    Moro em condomínio de casa e escolhi a minha bem distante da portaria e da área lazer, pois sei q incômodos são inevitáveis.

    1. Eu tenho um pequeno sítio,lá vcs vão ter paz e sussego kkkkk
      ZAP:98984684531(fica em Paço do Lumiar/Iguaiba) só ouve barulho de grilo e pássaros♥️

  16. Realmente isso é um crime gente poluição sonora é muita falta de respeito com o cidadão principalmente onde reside idosos e crianças têm muita gente sem noção mesmo.

  17. Olha eu tenho um pequeno sítio,lá vcs vão ter paz e sussego kkkkk
    ZAP:98984684531(fica em Paço do Lumiar/Iguaiba) só ouve barulho de grilo🦗.

  18. Independentemente das opiniões, há o direito de vizinhança, direito ao sossego, ao descanso..prevalece o interesse de uma coletividade em face de atividade empresarial com fins lucrativos. Prevalece sempre a dignidade da pessoa humana protegida pela nossa carta magna…não há o que se discutir, nem saber direito..Basta bom senso…maturidade.

  19. Pessoal do pleno, vocês Já tentaram usar aquelas janelas que isolam o som externo ? E instalada pela parte de dentro, pelo menos até vocês resolverem isto; é chato não se ter sossego em casa, que isto possa ser contornado, só quem já passou porr este tipo de situação, entende o outro.

  20. Qndo construiram o pleno, o shopping ja existia né? Ja tinha eventos e sempre teve circo lá. Deveriam considerar isso antes de se mudar pra lá.

  21. Os moradores estam no seu direito de ajuizar a acao. Espero que ganhem em todas as instancias. Nao se desmotivem se em alguma das instancias perderem. Se for preciso ir ao Stj/Stf que va. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *