Pré-candidato a prefeito de São Luís propõe a criação da Escola Municipal de Cinema no prédio do antigo Cine Éden

Inaugurado em 1919 e com capacidade de 1300 pessoas, quase o dobro do Teatro Arthur Azevedo (que tem 750 lugares), o prédio Cine Éden que até a última semana abrigava as Lojas Marisa na Rua Grande, pode voltar as suas origens e abrigar a Escola Municipal de Cinema, pelo menos essa é a ideia do pré-candidato a prefeito de São Luís, Diogo Gualhardo Neves (NOVO).

“Soube hoje (quarta-feira, 19 de julho) que a loja Marisa na rua Grande fechou. É uma pena, mas essa pode ser a oportunidade para a realização de minha proposta no último pleito a vereador por São Luís: transformar esse bonito edifício do antigo Cine Éden na Escola Municipal de Cinema 🎥 em parceria com o setor privado. O prédio é centenário e até a década de 1980 foi um dos principais cinemas da capital maranhense”, declarou Diogo Gualhardo em uma postagem na sua página oficial do Instagram.

O Cine Éden foi um cine-teatro suntuoso, cuja fachada se encontra preservada e mantem as características originais, inclusive o nome do espaço em auto-relevo.

O Cine Teatro Éden era de propriedade da Empresa Teatral Cinematográfica e foi inaugurado em 19 de abril de 1919 e funcionou até 1984, quando tinha como seu proprietário o empresário Moisés Tajra. Durante os 65 anos em que esteve em  funcionamento, o Cine Éden exibia os principais lançamentos  de Hollywood e de outras produtoras cinematográficas do mundo inteiro. Até o início dos anos 60, em São Luís não haviam canais de televisão, o principal entretenimento da população era o cinema e o Cine Éden era uma  das principais salas da capital, onde exibiam-se os maiores sucessos cinematográficos.

Atualmente tem apenas um  descendente vivo de Moisés Tajra, trata-se da sua filha, a ex-socialite Lurdinha Tajra que foi casada com o jornalista Gerd Pluefger, já falecido. Lurdinha está com a idade muito avançada e acometida do mal de Alzheimer em estado muito avançado, internada no Asilo de Mendicidade, no São Francisco, instituição mantida pela Loja Maçônica Renascença.

O prédio do Cine Éden agora vai fazer parte da massa falida da Loja Marisa que está em processo de recuperação judicial e fechou quase 90 lojas em todo o país. Mas a depender do interesse do poder público, o local pode voltar aos seus tempos áureos e oferecer um ensino que falta hoje em São Luís.

2 thoughts on “Pré-candidato a prefeito de São Luís propõe a criação da Escola Municipal de Cinema no prédio do antigo Cine Éden

  1. A ideia de reabrir o local como um ponto de lazer sem duvida é muito boa a ideia. A reinauguração de um cinema no centro,vai servir de atração Turística e vai movimentar aquele local que juntamente com o Teatro Artur Azevedo , na rua do sol. A praça João Lisboa precisa ter uma iluminação melhor para que traga segurança aos seus usuários locais e Turista.

  2. Eu dou os meus parabéns ao Diogo. Mas quero aqui manifestar a minha mais profunda indignação com o Sr. Joaquim Haickel, um suleito que se diz cineasta e em nada se manifesta, não faz um jesto em favor da revitalização do Cine Éden. Mas não duvido nada, se essa ideia for pra frente que ele não vai querer aparecer na foto. É o famoso pai de obra pronta.
    A proposito, quando o palco estiver armado quero ver um espetáculo da dupla sertaneja maranhense Diogo & Diego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *