Carlos Brandão vence quebra de braço com Weverton e volta ao PSDB; movimento pega de surpresa classe política

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, está de volta ao PSDB. O anúncio ocorreu através da direção nacional na tarde de quinta-feira (11), e pegou muitos políticos de surpresa. O partido vinha sendo cortejado pelo senador Weverton Rocha (PDT), que ambicionava colocar Gil Cutrim (sem partido), como presidente, porém, o sertanejo de Colinas acabou vencendo a quebra de braço.

O retorno de Brandão ao ninho tucano pegou muitos políticos de surpresa, principalmente aqueles de esquerda, que possuem uma aproximação com o vice-governador. Alguns tinham expectativa que o seu movimento seria em direção ao PSB, que pode ter novo presidente a partir de 4 de julho desse ano.

No entanto, o movimento de Brandão pode ter sido uma forma de evitar que o PSDB caísse no colo de Weverton Rocha e fortalecesse o projeto político do senador em 2022. Em relação ao Republicanos, ele deixou o partido com portas abertas, ficando um bom relacionamento com Cléber Verde (presidente estadual) e Marcos Pereira (presidente nacional).

A verdade é que a permanência no Republicanos, incomodava Brandão, uma vez que o partido é ligado umbilicalmente com Bolsonaro e consequentemente em oposição a Flávio Dino. De volta ao PSDB, o vice-governador deixa claro que é oposição ao presidente da República e fortalece seu grupo político.

Fortalecimento do partido

Carlos Brandão volta ao PSDB com o compromisso de fortalecer o partido no Maranhão, assim como fez com o Republicanos, tanto que deve levar dois deputados federais, Gastão Vieira (atualmente no PROS) e Dr Gonçalo (atualmente no Republicanos).

Brandão ainda possui alguns deputados estaduais como aliados, que podem acabar fazendo a migração partidária como Ariston Gonçalo (Republicanos), Duarte Júnior (Republicanos), Daniela Tema (DEM) e outros. Assim como prefeitos também que devem trocar suas siglas para seguir o eventual futuro governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *