TRE empossa Gilson Ramalho e Luis Fernando como juízes substitutos

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão empossou dois juízes substitutos. Gilson Ramalho Filho e Luis Fernando Xavier Guilhon Filho agora fazem parte da composição da Justiça Eleitoral maranhense.

Confira o currículo dos dois:

Natural de Juazeiro do Norte (CE), o advogado Gilson Ramalho de Lima, de 51 anos, pós-graduando em Direito Eleitoral, tomou posse nesta terça, 12 de janeiro, no gabinete da presidência, como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A nomeação de Gilson Ramalho Lima foi publicada no Diário Oficial da União em 8 de janeiro de 2021, mesma data em que Luis Fernando Xavier Guilhon Filho foi nomeado para a outra vaga de jurista substituto do TRE-MA que estava aberta.

Atualmente professor e presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem de Advogados do Brasil, subseção de Imperatriz – município onde já funcionou como procurador geral, Ramalho assumiu como membro substituto no lugar do advogado José Cavalcante de Alencar Júnior (biênio encerrado em 21/08/20).

Em saudação ao empossado, o desembargador Tyrone Silva destacou a excelência dos trabalhos desenvolvidos pelos servidores da Justiça Eleitoral, que prezam pelo cumprimento das leis, além de ter desejado boas-vindas à Corte.

“Neste momento, tão singular em minha vida, reafirmo que minha atuação no TRE estará pautada nos pilares fundamentais da República e do Estado Democrático de Direito”, registrou Ramalho durante a posse.

Com as posses de Gilson Ramalho e Luis Fernando, o TRE-MA volta a funcionar com o quórum completo da Corte, apesar das 2 listas de membros efetivos da categoria jurista ainda estarem cumprindo trâmite pelo Tribunal Superior Eleitoral. É que enquanto os efetivos não forem nomeados, os substitutos atuam interinamente.

Familiares, sócios do escritório e amigos advogados prestigiaram a posse de Gilson Ramalho, assim como o diretor-geral Gustavo Vilas Boas, o membro substituto Luis Fernando Xavier Guilhon Filho, a juíza Maria Francisca Gualberto de Galiza e servidores do gabinete do novo membro.

Em alusão à sua posse, Gilson Ramalho Lima escreveu um artigo, que está publicado na página do Regional, intitulado “A Justiça Eleitoral e a Defesa da Soberania Popular”.

Luis Fernando Xavier Guilhon Filho

Pós-graduando em Direito Político e Prática Eleitoral, o advogado Luis Fernando Xavier Guilhon Filho, de 35 anos, tomou posse na tarde desta segunda, 11 de janeiro, como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A cerimônia de posse ocorreu no gabinete do presidente, desembargador Tyrone Silva, onde estavam presentes familiares do empossado, o diretor-geral Gustavo Araujo Vilas Boas, secretários e assessores do Regional, o presidente da OAB, Thiago Diaz, além dos advogados Gustavo Amorim, Geovane Amorim, Gabriel Amorim, Bruno Diaz e Bruno Castelo Branco.

Ao saudar o empossado, o presidente desejou boas-vindas, informando ainda que Fernando deverá assumir como titular por diversas vezes, visto que as duas vagas de membros efetivos da categoria jurista estão abertas, aguardando nomeação por parte da presidência da República.

Em seu breve discurso de posse, Luis Fernando falou de gratidão a todos os envolvidos na sua indicação e do quanto está comprometido em contribuir com a Justiça Eleitoral.

Luis Fernando assume na vaga aberta com o fim do biênio da advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, ocorrida em 02/08/20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *