Vereador derrotado em São Luís vai virar deputado federal e outros três vão assumir vaga na Assembleia Legislativa

Com o resultado final das eleições municipais, mudanças vão ocorrer no legislativo maranhense, tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal. O caso mais curioso é de Ivan Júnior (União Brasil), que terminou como quarto suplente do seu partido com 1.967 votos, porém deve assumir o cargo de deputado federal em janeiro, caso Juscelino Filho (União), siga no comando do Ministério das Comunicações. No parlamento estadual vão ser três mudanças que podem subir para quatro.

Primeiro, vamos explicar a situação de Ivan Júnior que concorreu a vereador de São Luís agora em 24. Mas antes, em 2022, o União Brasil elegeu dois deputados federais, Pedro Lucas Fernandes e Juscelino Filho, o segundo foi chamado para compor o governo Lula e abriu vaga para o primeiro suplente Dr Benjamin, que foi eleito prefeito de Açailândia neste domingo, 6 de outubro. Sendo assim, Ivan que tem 6.647 votos em todo o Maranhão, terminando na segunda suplência, assumirá a vaga e ficará no cargo a principio até abril de 2026, ou seja, um ano e quatro meses de mandato.

Na Assembleia Legislativa vão assumir: Keke Teixeira (MDB), irmão do ex-prefeito de Cidelândia, Fernando Teixeira, no lugar de Roberto Costa que foi eleito prefeito de Bacabal; Édson Araújo (PSB), no lugar de Rafael (PSB), que foi eleito prefeito de Timon e João Batista Segundo, derrotado na eleição para prefeito de Pinheiro, que ocupará a vaga de Juscelino Marreca, pois venceu em Santa Luzia.

Restará definir a situação do PP, pois caso Rildo Amaral vença o 2º turno em Imperatriz, a sua vaga será herdada por Catulé Júnior (PP).

Outras definições vão depender da Justiça, pois Hemetério Weba (PP), está cassado pelo STJ e caso sejam confirmada essa decisão, a secretária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe (PP), assume o mandato. Por fim ainda existe a situação de Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (Novo), que foram cassados pelo TRE e aguardam julgamento no TSE. Em caso de confirmação existe a necessidade de um novo cálculo para definir os donos das vagas.

Alguns apontam que é do PSB, o que beneficiaria Adelmo Soares e do PP que aí contemplaria Dr Leonardo Sá, mas outros garantem que é do PSD e assim César Pires assume, mas também há quem diga que seja da Federação PT/PCdoB/PV e isso tornaria Zé Inácio, titular da vaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *