Saiba quais são as 30 cidades maranhenses tratadas como prioridade pelo governador Carlos Brandão na eleição 2024

O governador Carlos Brandão (PSB), tomou uma decisão bem diferente do seu antecessor, Flávio Dino (ministro do STF), em relação as disputa municipais, não beneficiou um partido exclusivamente e não fez “carga política” na maioria dos municípios. No entanto, o chefe do Palácio dos Leões escolheu aquelas cidades prioritárias e colocou Orleans Brandão para assumir essa missão e deixar claro quem é o candidato com apoio da máquina estatal. São quase 30 colégios eleitorais tratados como prioridade.

Na Grande Ilha, apesar de possuírem candidatos em todos os municípios, apenas Fred Campos (PSB), é tratado como prioridade absoluta, pelo fato de liderar as pesquisas e ter Mariana Brandão (MDB), como vice. Se houvesse uma escala de preferência, Dudu Diniz (PSB) de São José de Ribamar seria o segundo; Duarte Júnior (PSB), em terceiro e o Laci (PSB), na Raposa por último.

Na região do Munim não houve uma entrada marcante, mas o Palácio dos Leões acompanha a eleição em Rosário, maior município da região. O Governo trabalha discretamente pela vitória de Calvet Filho (Republicanos), pois sabe que uma vitória de Jonas Magno (PDT) ou Irlahi Moraes (PT), favoreceria outros políticos como Weverton Rocha (PDT) e Felipe Camarão (PT).

Na Baixada Maranhense, Alto do Turi e Litoral Ocidental Arari com Simplesmente Maria (MDB); Cajari com Camila Jansen – PSB; Cedral – Danilo Moraes – PSB; Maracaçumé – Tina Sales – MDB e Mirinzal – Deyvison – MDB são as prioridades.

Para a região dos Lençóis Maranhenses e Litoral Oriental, a principal candidatura é de Vinicius Vale (MDB) em Barreirinhas, mas em Humberto de Campos tem Zé Ribamar Fonseca do PSB e Araioses com Valéria do Manin do PSB.

Nas demais regiões estão outras cidades classificadas como prioritárias: Coroatá – Edimar Vaqueiro – PSB; Lima Campos – Léo Fontes – MDB; Barra do Corda – Rigo Teles – MDB; Lago da Pedra – Maura Jorge – PP; Presidente Dutra – Raimundinho da Audiolar – MDB; Buriti Bravo – Luciana Leocadio – MDB; Bom Jardim – Alcionildo Matos – MDB; Gonçalves Dias – Suane Dias – MDB; Peritoró – Vanessa Murad – União Brasil; Sucupira do Riachão – Edmilson Carvalho – PSB; Barão de Grajaú – Gleydson Botelho – União Brasil; Lagoa do Mato – Nilton Ribeiro – MDB; Passagem Franca – Chicão da Parabólica – PP; Bacabal, Roberto Costa (MDB); Timbiras – Neguinho das Flores – Republicanos; Pindaré-Mirim – Alexandre Colares – MDB; Parnarama – Remildo Fonseca – PSB e em Timon com Rafael (PSB).

Claro que Colinas é um capítulo a parte, lá é prioridade número 0, ou seja, não há possibilidade de pensar em derrota na terra natal do governador do Maranhão.

Ainda cabe destaque que a maioria dos que receberam apoio estão distribuídos entre PSB e MDB, mas também tem concorrentes do União Brasil, PP e Republicanos. Porém, nenhum do PT, PCdoB, PV e PDT, entre outros.

Veja a relação de cidades prioritárias, baseada nas visitas presenciais durante as convenções e campanha política no Maranhão:

Timon – Rafael – PSB

Coroatá – Edimar Vaqueiro – PSB

Lima Campos – Léo Fontes – MDB

Colinas – Renato Santos – MDB

Bacabal – Roberto Costa – MDB

Barra do Corda – Rigo Teles – MDB

Paço do Lumiar – Fred Campos – PSB

Lago da Pedra – Maura Jorge – PP

Presidente Dutra – Raimundinho da Audiolar – MDB

Humberto de Campos – Zé Ribamar Fonseca – PSB

Buriti Bravo – Luciana Leocadio – MDB

Arari – Simplesmente Maria – MDB

Bom Jardim – Alcionildo Matos – MDB

Cedral – Danilo Moraes – PSB

Cajari – Camila Jansen – PSB

Gonçalves Dias – Suane Dias – MDB

Peritoró – Vanessa Murad – União Brasil

Barreirinhas – Vinicius Vale – MDB

São José de Ribamar – Dudu Diniz – PSB

Sucupira do Riachão – Edmilson Carvalho – PSB

Barão de Grajaú – Gleydson Botelho – União Brasil

Maracaçumé – Tina Sales – MDB

Araioses – Valéria do Manin – PSB

Lagoa do Mato – Nilton Ribeiro – MDB

Passagem Franca – Chicão da Parabólica – PP

Timbiras – Neguinho das Flores – Republicanos

Mirinzal – Deyvison – MDB

Pindaré-Mirim – Alexandre Colares – MDB

Parnarama – Remildo Fonseca – PSB

São Luís – Duarte Júnior – PSB

4 thoughts on “Saiba quais são as 30 cidades maranhenses tratadas como prioridade pelo governador Carlos Brandão na eleição 2024

  1. Parnarama pode até ser prioridade, mas aqui Remildo Fonseca já está com a eleição perdida. Quem ganha aqui é Juvenal, na Passagem Franc quem ganha é o Raul do Gordino

  2. Você se equivocou em dizer que o governador não está apoiando nenhum prefeito do PT, em Matões ele é junto com Gabriel Tenório que é do candidato do PT e tem apoio do Rubão com um grupo gigante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *