Exceção no futebol brasileiro, Maringá consegue acesso a Série C com treinador negro que comanda o clube desde 2020
O Maringá Futebol Clube fundado em 2010 com o objetivo de resgatar o futebol em uma das cidades mais prósperas do país, garantiu o acesso para a Série C 2025 no domingo, 1 de setembro. A conquista foi comandada pelo treinador Jorge Castilho que é uma exceção no futebol brasileiro por ser negro e estar desde 2020 na função de técnico.
Jorge Castilho assumiu o Maringá na 2ª divisão do Paranaense e desde então conseguiu o acesso para a 1ª divisão em 2020, os vice-campeonatos Paranaense em 2022 e 2024, além de ter feito história ao vencer o Flamengo na Copa do Brasil em 2023.
O acesso do Maringá coroa um trabalho de um treinador raro de destaque no futebol brasileiro, o negro. Se jogadores são muitos entre os treinadores, eles são raridade.
No Brasileirão, apenas dois negros comanda duas das 20 equipes, trata-se de Jair Ventura no Juventude e Roger Guedes no Internacional.
Agora o Maringá vai em busca do título da Série D. Já em 2025 tem um calendário recheado de competições, a Copa do Brasil, o Paranaense e a garantia de pelo menos 19 jogos no calendário entre maio e agosto pela Série C, ganha o futebol paranaense.
Parabéns… O Técnico Jorge ainda esbanja simpatia com muita atenção com torcedores.
Que tenha muito sucesso na vida.
Abraço