Wellington do Curso e Yglesio não estão proibidos de participarem de debate eleitoral
Uma informação divulgada pelo site www.diegoemir.com na quarta-feira, 21 de agosto, fez com que alguns membros da imprensa interpretasse de forma equivocada a informação de que Wellington do Curso (Novo) e Yglesio Moyses (PRTB), estejam fora do programa eleitoral. Em divulgação feita na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, chegaram a apontar que a dupla está proibida de participar de debates, mas essa informação é equivocada.
Wellington do Curso, Yglesio Moyses e Saulo Arcangeli (PSTU), podem participar de todos os debates eleitorais que eles forem convidados na tv ou rádio, mas as emissoras não tem a obrigação de convida-los pela regra de clausula de barreira, que determina o número mínimo de representantes no Congresso Nacional de acordo com cada partido.
Os três citados são do Novo, PRTB e PSTU, apenas o primeiro elegeu representantes para o Congresso Nacional em 2022, mas ainda assim não foi suficiente para ultrapassar a clausula de barreira.
Por conta disso, o trio está fora do programa eleitoral, mas pode participar de qualquer debate, se a emissora de rádio ou tv quiser e convidar.
Inclusive, alguns apontam que a ausência de Wellington e Yglesio tiram o sentido de qualquer debate que teria apenas Braide, Duarte, Fábio Câmara, Flávia Alves e Franklin Douglas.
Em São Luís, a grande expectativa é pelo debate da Tv Mirante/Tv Globo que está previsto para ocorrer dia 3 de outubro, 72 horas antes da eleição, mas existe forte pressão para que não ocorra, pois Braide e Duarte ameaçam não participar.
Nas últimas eleições, a Tv Guará e a Tv Difusora também realizaram, mas dessa vez não demonstram interesse.
As demais emissoras de Tv ainda não divulgaram qualquer programação de debate, a Tv Band tem o interesse de realizar o encontro entre os candidatos, mas admite que tem dificuldades, pois as equipes dos postulantes ao cargo de prefeito afirmam falta de interesse na participação.