Universidade para todos: Coletivo Nós promove acesso à educação com pré-vestibular gratuito nas comunidades
O artigo 205 da Constituição Federal prevê que a educação é um direito de todo e qualquer cidadão, sendo dever do Estado e da família promovê-la e incentivá-la. Entretanto, sabemos que não é isso que ocorre na prática, considerando que 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever (Fonte: dados Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE 2023). Além da condição socioeconômica, outros fatores contribuem para aumentar a desigualdade educacional, como por exemplo, infraestrutura deficiente, falta de professores, violência e insegurança.
A falta de acesso à educação de qualidade reforça o ciclo de desigualdade social, uma vez que, pessoas com pouco ou menos estudo têm menos oportunidades de mudar sua condição ao longo da vida.
Sabemos que todas as pessoas possuem potencial para alcançar os seus objetivos, mas infelizmente, vemos que poucas possuem oportunidades para isso. Por essa razão, o Coletivo Nós desenvolveu o projeto Cursinho Coletivo, um pré-vestibular gratuito ofertado pelo mandato em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC).
Lançado em 2023, o preparatório para vestibulares transforma realidades através da educação e dá às pessoas das periferias e Zona Rural de São Luís a oportunidade de competir de igual para igual por uma vaga na universidade. São mais de 800 jovens e adultos beneficiados em 7 bairros da capital: Cidade Olímpica (1), Cidade Operária (2), Vila Luizão, Filipinho, Vila Nova, Vila Embratel e Matinha.
O curso é realizado sem nenhum custo para os alunos e alunas, que assistem aulas de segunda a sexta-feira no período noturno com professores qualificados, recebendo também material didático gratuito. Durante o curso são ofertados os componentes curriculares de História, Matemática, Redação, Química, Língua Portuguesa, Sociologia/Filosofia, Matemática, Geografia, Biologia e Física.
O Cursinho Coletivo, o pré-vestibular da comunidade, é uma iniciativa de extrema importância para a juventude. Ao oferecer educação de qualidade de forma inclusiva, essa iniciativa contribui para a redução das desigualdades e ampliação das perspectivas de futuro, fortalecendo a busca por uma sociedade mais justa e igualitária. O Coletivo Nós e a SEDUC desempenham um papel fundamental ao realizar e apoiar iniciativas que promovem a educação popular e incentivam abordagens inclusivas e participativas, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais democrática e acessível.