Sampaio é rebaixado e vai voltar a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro após 13 anos
O Sampaio Corrêa está de volta à Série D do Campeonato Brasileiro, o que equivale a 4ª divisão. O clube maranhense foi rebaixado neste sábado, 24 de agosto, mesmo após conquistar a vitória por 1 a 0 contra o Confiança/SE. Porém, a Bolívia ainda dependia de uma vitória do Aparecidense contra o ABC em Natal, resultado que não veio e selou o descenso do Tubarão.
A volta a Série D vai acontecer após 13 anos. O Sampaio disputou a 4ª divisão pela última vez em 2012, quando foi campeão. Desde então, o clube acumulou diversos acessos para a Série B, e acreditou que em 2024 poderia fazer o mesmo, porém aconteceu exatamente o contrário.
Na 2ª divisão, o Sampaio esteve em 2014, 2015 e 2016. Em 2017 ao disputar a Série C, garantiu o retorno imediato a Série B. Em 2018, subiu para B e desceu no mesmo ano para C, disputando a Série C novamente em 2019, porém mais uma vez voltou de imediato para a Série B e aí o clube maranhense permaneceu nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023.
Com o Sampaio na Série D, três clubes maranhenses vão disputar a competição, que contará com MAC e Imperatriz em 2025.
O Sampaio ainda tem garantido a participação na fase de grupos da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil de 2025, mas em um patamar completamente diferente do que vivido nos últimos anos.
Agora o futebol maranhense entra de férias em 2024 e novas partidas no Castelão devem ser disputadas apenas em janeiro de 2025, quando tive a pré-Copa do Nordeste com MAC e Moto e no Campeonato Maranhense.
Virada de mesa
O Sampaio pode permanecer na Série C, caso tenha procedência a denúncia do Aparecidense que apresentou uma notícia de infração, contra o Caxias, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube goiano, que brigava para escapar do rebaixamento na Série C, alega uma suposta escalação irregular cometida pelo grená com a utilização do lateral-direito Yuri Ferraz.
O Sampaio também denunciou no STJD, dois jogadores que foram decisivos no empate em 2 a 2 contra o ABC no Castelão na 17ª rodada.
Se houvesse seriedade e justiça no futebol brasileiro, no mínimo, a partida Sampaio X ABC deveria ser anulada, devido a acintosidade do que aconteceu, o pênalti cometido por aquele mal caráter e o pênalti em pimentinha que mal caráter do juiz não marcou. Mas, infelizmente isso não acontecerá.
Desculpas de time incapaz, jogadores medíocres
Falta de vergonha tanto da diretoria, como desses jogadores medíocres q foram contratados. Pode investigar q tem esquemas por trás. Como é que um time q guase ia pra 1• divisão decrina vergonhosamente assim?. Falta de vergonha e caráter de dirigentes e jogadores.