Onze deputados maranhenses estão disputando as eleições municipais; Saiba quem pode assumir a vaga em caso de vitória

Nove deputados estaduais e dois deputados federais registraram candidaturas nas eleições municipais no Maranhão. Nove vão concorrer ao cargo de prefeito e um ao cargo de vereador em São Luís. A expectativa é que pelo menos quatro desses postulantes vençam a eleição, o que vai fazer mudar a composição da Assembleia Legislativa e possivelmente da Câmara Federal.

Juscelino é favorito em Santa Luzia

Entre os favoritos para alcançar vitórias estão Juscelino Marreca (PRD), que concorre à Prefeitura de Santa Luzia e lidera as pesquisas; Roberto Costa (MDB), super favorito em Bacabal; Solange Almeida que tem chances reais de vitória em Santa Inês e a dupla Rildo Amaral (PP) e Josivaldo JP (PSD), que dividem a liderança em Imperatriz, mas só um vai levar o cargo.

Também tem o caso de Rafael Leitoa (PSB), que concorre ao cargo de prefeito de Timon e tem feito uma disputa acirrada com a atual prefeita Dinair (PDT). Alguns apontam que as chances são reais de vitória e assim Édson Araújo seria o beneficiado.

No caso de Juscelino Marreca o beneficiado seria João Batista Segundo que está concorrendo à Prefeitura de Pinheiro, mas atualmente está em segundo lugar. Se ambos garantirem a vitória, Alan da Marissol é o próximo da sequência, que também concorre à Prefeitura de Balsas. Se todos garantirem vitória, Sérgio Albuquerque que concorre a Prefeitura de Primeira Cruz seria o beneficiado com todas essas vitórias e ele vencendo a eleição, a vaga seria de Samara Mendes.

Roberto Costa lidera com 60% em Bacabal

Em relação a Roberto Costa, o seu sucessor seria Keke Teixeira, alguns dizem que ele já até comprou o terno, pois a vitória é certeza em Bacabal.

No caso da Solange Almeida, o beneficiado é o Pará Figueiredo que já está no exercício da função desde 2023, após a saída de Abigail Cunha para a Secretaria da Mulher, ele seria apenas efetivado no cargo.

Por fim em Imperatriz onde existe uma disputa acirrada entre Rildo e Josivaldo, e qualquer previsão seria leviana nesse momento, tem deixado dois na ansiedade: Catulé Júnior que entraria na Assembleia Legislativa e Edilázio Júnior na Câmara Federal, mas só um dos dois pode conseguir esse cargo ou até mesmo os dois perderem em caso de vitória de Nilson Takashi (Novo) ou Mariana Carvalho (Republicanos).

Após citados os favoritos, existe a situação de São Luís, que possui dois estaduais e um federal na disputa. A tendência é de reeleição de Eduardo Braide, portanto sem mudanças na composição. Mas em caso de vitória de Duarte, assume Clayton Noleto (PSB); sendo Wellington do Curso o escolhido pelo povo, Júnior Vieira (Republicanos) é o beneficiado e no caso de Yglesio Moyses, o sucessor seria Édson Araújo (PSB), mas caso ocorra a vitória de Rafael Leitoa em Timon, Adelmo Soares passa a ser o primeiro suplente.

Soldado Leite que está no exercício do cargo em razão da licença de Fernando Braide (PSD) e de Júnior Vieira não ter assumido o cargo, pode herdar a vaga de primeiro suplente, mas ele nem acredita tanto nessa possibilidade, tanto que concorre ao cargo de vereador em São Luís.

Vale lembrar que os deputados Fernando e Wellington estão cassados pelo TRE, e o processo será julgado agora pelo TSE, caso seja confirmada a decisão, ambos perdem as vagas, assim como Soldado Leite que sai da lista de suplência, pois ocorrerá nova distribuição de cargos.

Ana do Gás é a que possui menos chances de vitória

Por fim, a situação de Ana do Gás, o seu suplente de Zé Inácio (PT), é o que menos nutre esperanças de assumir o cargo em definitivo, afinal a deputada deve levar uma derrota avassaladora, uma vez que em Santo Antônio dos Lopes na eleição de 2022 para deputada, ela só teve 798 votos, quase 4 mil a menos que o mais votado na cidade, Vinicius Louro.

Veja a relação completa dos candidatos e beneficiados:

Deputados estaduais

Ana do Gás – Santo Antônio dos Lopes – Em caso de vitória assume Zé Inácio

Dr Yglesio – São Luís – Em caso de vitória assume Édson Araújo

Juscelino Marreca – Santa Luzia – Em caso de vitória assume João Batista Segundo

Rildo Amaral – Imperatriz – Em caso de vitória assume Catulé Júnior

Roberto Costa – Bacabal – Em caso de vitória assume Keke Teixeira

Solange Almeida – Santa Inês – Em caso de vitória assume Pará Figueiredo

Soldado Leite – Vereador em São Luís – Em caso de vitória, Eduardo Andrade sobe para a 2ª suplência

Wellington do Curso – São Luís – Em caso de vitória assume assume Júnior Vieira

Deputados federais

Duarte Júnior – São Luís – Em caso de vitória assume Clayton Noleto

Josivaldo JP – Imperatriz – Em caso de vitória assume Edilázio Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *