Conheça a lista dos municípios maranhenses que possuem os piores índices de Educação

O Governo Federal divulgou na última semana o IDEB, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). E no Maranhão, 25 municípios estão entre os piores na Educação.

No segmento das Séries Iniciais, que compreende os anos 1 ao 4, São Benedito do Rio Preto obteve o pior índice. A cidade comandada por Wallas Rocha, que tenta a reeleição, obteve apenas nota 4. Logo em seguida estão os municipios de Apicum-Açu, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Mata Roma e Santo Amaro com nota 4,1. Na sequência aparecem Anapurus, Bequimão, Jenipapo dos Vieiras, Monção, Montes Altos, Olinda Nova do Maranhão, Santa Filomena, São Félix de Balsas e São Raimundo do Doca Bezerra que estão com nota 4,2.

Entre as Séries Finais, que compreendem o 5º ao 9º ano, Nova Iorque é a pior de todas com a nota 3. A cidade é comandada por Daniel Castro que vai tentar a reeleição.

São João Batista vem logo em seguida com nota 3,1; Governador Eugênio Barros e Jenipapo dos Vieiras obtiveram 3,2; Davinópolis, Palmeirândia e São Roberto 3,4; Água Doce do Maranhão, Araguanã, Arame, Cajari, Cajapió e Mirador com 3,5.

Os municípios que possuem as melhores notas são Vargem Grande e Bacabal, ambos obtiveram 7,3 nas séries inciais e finais, respectivamente.

 

13 thoughts on “Conheça a lista dos municípios maranhenses que possuem os piores índices de Educação

  1. A educação pública no Brasil por mais que melhore os índices, nunca alcançará o nível de escola particular principalmente aquelas de excelência.
    Quero aproveitar e fazer um questionamento a Semed e a prefeitura de São Luís, quando a secretaria de educação de São Luís entregará para os donos o imóvel o prédio do Santa Teresinha no Monte Castelo? O imóvel foi alugado em 2009 para ser anexo da UEB Mário Andreazza, mas desde a pandemia a escola foi desactivada, mas até hoje a Semed mantém porteiros durante o dia,m; vigilantes, à noite para vigiarem o local. São recursos públicos sendo gastos para guardar um imóvel particular. São 2 porteiros que trabalham dia sim, dia não; e dois vigilantes que trabalham da mesma forma. Ou seja, 4 funcionários terceirizados pagos com recursos públicos para vigiarem o “vento”. Individualmente cada vigilante custa cerca 5 mil reais, e cada porteiros cerca de 4 mil; este não é o salário que recebem, mas sim o valor pago pelos cofres públicos para as empresas de portaria e de vigilância. Há 4 anos a escola foi desativada, e a Semed já deveria ter arrumado o prédio e o entregado para os donos, em vez de gastar dinheiro público à toa. Esses funcionários poderiam ser aproveitados em escolas que ficam perto, como a UEB Paulo Freire que precisa de reforço por ter sido invadida umas 5 vezes por desocupado que subtraiu ventiladores e uma lâmpada com o bocal arrancando-a da perede. Espero que a Semed se manifeste já que o recurso desperdiçado pode ser melhor utilizado. Já cobro isso nas redes sociais do prefeito há meses, e a gestão faz que o problema não existe.

  2. O povo ainda fica reelegendo esses prefeitos canalhas ladroes o emcino nao presta nao tem trabalho ai fica a miseria no municipio os prefeitos com casaroes RAylux e o povo na pobreza

    1. Lamentável ver o Maranhão um estado rico em cultura mas pobre em educação, reflexo de gestão pública pirata que se perpetuou no estado! abram os olhos maranhenses

  3. É profundamente lamentável, que os municípios tenham políticos de tão baixo nível quanto suas administrações. Pior ainda é que esses desprezíveis tentam reeleição. A população dessas cidades deveria ter vergonha na cara e votar em candidato descente. Basta colocar o nome do candidato no Google.

    1. Como? Se eles não são alfabetizados? Este tipo de “gestor” quer a população no cabresto, e para isso precisam mante-la ignorante. Se alfabetizar, vão enxergar e aprender a escolher melhor.

  4. Aqui no nosso polo agua rica municipio de anapurus ta uma vergonha , nossas crianças sem estudar, nao tem ônibus, ñ tem motorista, ñ tem professores e nem merenda escolar , é uma grande tristeza ver nossas crianças e adolescentes ficarem sem aula .
    Alguem faz alguma coisa. Socorre nossas crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *