Centenário do Bairro Sacavém Atrai Multidão com Comemorações Históricas

Lar de resistência e tradição, o bairro do Sacavém celebrou seu centenário com uma série de eventos que atraíram uma multidão entre os dias 21 a 28 de julho. As comemorações, que tiveram início no domingo, incluíram uma variedade de atividades comunitárias, culminando em um grande show de encerramento que reuniu aproximadamente 10 mil pessoas na Praça Praça Marechal Rondon (Nossa Senhora da Vitória).

A semana festiva foi repleta de eventos, como uma corrida pelas ruas do bairro, campeonato de futsal, missa e show católico, rodas de conversa com moradores, cruzadas evangelísticas, sessões de cinema na praça, noites de homenagens, caminhada das caxeiras de terreiros da região e uma vibrante noite de samba.

Dona Nadir, residente do Sacavém, destacou a importância de valorizar aqueles que cuidam de suas comunidades. “Eu desejo que daqui a 100 anos o bairro Sacavém cresça ainda mais em cultura, sociedade e civilização. E que a gente possa valorizar mais os mandatos que abraçam as suas comunidades, como o Coletivo Nós nos abraçou”, afirmou.

Delmar Matias, covereador e morador do bairro, comentou sobre a importância histórica da região. “O Sacavém é um bairro tradicional de São Luís e estamos celebrando seu centenário. Ele faz parte do Polo Coroadinho, já abrigou a estrada de ferro e a companhia de abastecimento de águas. Mas, acima de tudo, é um bairro formado por trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade, que respira cultura popular. Temos várias agremiações culturais e religiosas, e cada esquina é marcada pela nossa história”, disse o covereador.

O ponto alto das comemorações foi a grande noite de shows no domingo, que contou com apresentações de Thais Moreno e banda, Asas Livres, Mara Pavanelly e Luan Costa. A presença massiva do público refletiu a importância do evento para a comunidade local.

A moradora Maria Assunção, expressou sua alegria pela inédita celebração. “Eu tô gostando muito da comemoração de 100 anos do Sacavém e agradeço ao Coletivo Nós, por ter lembrado o que nunca foi lembrado e ter apoiado essa festa linda. Eu estou muito honrada por nossa cultura ter sido lembrada”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *