Duarte Júnior é o maior prejudicado em nova crise política envolvendo mudança do comando da SEDUC

O pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (PSB), deve ter tido uma ebulição de sentimentos nada agradáveis com a crise política envolvendo o governador Carlos Brandão (PSB) e o secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), e também vice-governador na terça-feira, 2 de julho1. O deputado federal é o maior prejudicado nesse novo episódio, o que leva o prefeito Eduardo Braide (PSD), a ficar “rindo com as paredes”, afinal era ele, o personagem principal da mais recente cizânia política com os vereadores da capital.

Duarte realizou na última segunda-feira, 1 de julho, um grande evento que reuniu 10 partidos e a presença do governador Carlos Brandão, como a grande novidade, afinal existia um sentimento de que o chefe do Palácio dos Leões, poderia querer se afastar do processo eleitoral na capital.

Porém o bom momento de Duarte, não durou nem 24 horas, após o anúncio de Brandão da mudança do comando da SEDUC. Felipe Camarão assumiria a coordenação de campanha de Júnior, em seu lugar assumiria Anderson Lindoso, porém o governador preferiu anunciar Jandira Dias como secretária interina.

Camarão como vice-governador não retrucou em um primeiro momento, porém fontes dinistas garantem que o ministro do STF, Flávio Dino, teria lhe aconselhado a “rediscutir” com Brandão a situação, afinal ele fez parte da cota de indicação no inicio do governo no ano passado, assim como Bira do Pindaré na Agricultura Familiar e Joslene nas Cidades.

Em nova conversa no Palácio dos Leões na própria terça-feira, ficou agendado um novo dialogo para esta quarta-feira, 3 de julho, quando finalmente será “batido o martelo” sobre a situação de Camarão e o comando da SEDUC.

Qualquer que seja o desfecho dessa situação, o desgaste já foi feito mais uma vez na pré-campanha de Duarte. Em caso de permanência de Camarão na coordenação, o ruído será menor, porém a saída do vice-governador do comando político de sua pré-candidatura será um desastre.

Vale lembrar que as outras crises, envolvendo políticos considerados dinistas, acabaram por também prejudicar Duarte. É o caso do rompimento de Othelino Neto (Solidariedade) com o governador, que acabou levando o lançamento da pré-candidatura de Flávia Alves (Solidariedade). Carlos Lula (PSB), que saiu da corrida eleitoral pela Prefeitura, mas pouco contribui com Duarte. Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio César (PCdoB), que dão indícios de insatisfação com Brandão.

A crise paroquiana em Colinas entre o grupo de Márcio Jerry e Carlos Brandão também afeta o projeto político de Duarte.

Com a falta de uma unidade do grupo político, por parte do principal nome que é o governador, as demais forças se sentem “livres” para não “entrarem de cabeça” na corrida eleitoral de São Luís.

1 thought on “Duarte Júnior é o maior prejudicado em nova crise política envolvendo mudança do comando da SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *