Com apoio dos Postos Paloma, karateka maranhense vai disputar Mundial no Japão
O Maranhão estará representado no Mundial de Karatê em Tóquio nos próximos dias 27 a 29 de julho. Uma comitiva de oito karatecas vão representar o estado, dentre elas, Radhyja Costa de apenas 16 anos que conta com o apoio dos Postos Paloma para disputar a competição.
Radhyja Costa está no Karatê desde os dois anos de idade, pois a mesma define, que foi exatamente nessa faixa etária, que ela disse a sua vó: “quero fazer Karatê”. Desde então, ela não parou e hoje já é faixa preta, DAM 1 e já exerce a função de “senpai”, uma espécie de monitor do trabalhado desenvolvido pelos mestres, os “sensei”.
De origem humilde, Rhadyja começou sua trajetória esportiva no SESC, praticando karatê de forma recreativa, mas foi na Academia Seiryukaen que desde 2014, ela consegue destaque estadual, sendo a melhor do ranking do Maranhão e nacional, sendo a atual número 2 do ranking brasileiro.
Sensibilizado com a trajetória da Rhadyja Costa, o empresário Nicolau Heluy colocou os Postos Paloma a disposição da karateca para viabilizar a sua participação no Mundial de Karatê e a consequente progressão na carreira esportiva.
Para Radhyja, o apoio dos Postos Paloma está sendo fundamental para garantir a realização de um sonho, afinal o custo estimado da viagem estava orçado em quase R$35 mil, valor bem alto, que a atleta não teria como custear, pois não está inserida no programa Bolsa Atleta do Governo do Maranhão e nem do Governo Federal, e por não conseguir outros patrocinadores.
Para Nicolau muito mais importante do que a conquista do ouro em Tóquio, ele deseja que a atleta consiga ter a formação necessária para seguir no esporte e se tornar uma Mestre, condição esta que lhe deixará autorizada para ser professora ou quem sabe ter uma própria academia de Karatê. “Nós temos um trabalho de ajudar a formar pessoas”, declarou o empresário.
Não é o primeiro esportista que os Postos Paloma apoiam, antes já viabilizaram a participação de Márcio Coca-Cola na Copa Brasil de Kart; Raquel Santos no Mundial Paralimpico de Tênis de Mesa em São Paulo e muitos outros atletas.