Wegovy, concorrente do Ozempic contra obesidade, chega às farmácias em agosto; Veja o preço
O Wegovy (semaglutida), “irmão” do Ozempic, chega às prateleiras das farmácias de todo o país no final do mês de agosto de 2024 (sem data específico). O Brasil será o 1º país da América Latina a disponibilizar o Wegovy para o tratamento de obesidade. Ele já está disponível em outros 10 países.
A Anvisa aprovou o remédio que trata a obesidade em janeiro de 2023. Em setembro do mesmo ano, ele também foi aprovado para o tratamento de adolescentes com obesidade.
O preço do Wegovy foi definido pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). O chamado PMC (preço máximo ao consumidor) varia de R$ 1.034,35 a R$ 2.634,03, a depender da versão do produto.
O medicamento não é fabricado no Brasil, ele é importado da Dinamarca. Trata-se de um remédio tarja vermelha, mas que não fica com a receita retida na farmácia. Ou seja, na teoria, qualquer um pode comprá-lo, no entanto, o uso indiscriminado e sem orientação médica não é recomendado.
Wegovy e Ozempic têm o mesmo princípio ativo: a semaglutida. O Ozempic é um remédio para pessoas com diabetes e tem dosagem máxima de 1 mg. A perda de peso foi uma consequência natural do tratamento e por isso ele passou a ser prescrito para pessoas com obesidade de forma off label (não consta na bula para esse fim). Já o Wegovy tem uma dosagem máxima de 2,4 mg, e os estudos clínicos foram feitos especificamente para checar a sua eficácia e segurança no tratamento da obesidade. Nesse caso, é uma prescrição on label.